quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Duarte Gomes apita Académica vs Marítimo

Duarte Gomes vai ser o árbitro da partida entre a Académica e o Marítimo, agendada para a próxima sexta-feira, dia 2 de Outubro, pelas 20:15, no Estádio Finibanco Cidade de Coimbra.

Duarte Nuno Pereira Gomes, de 36 anos, pertence à Associação de Futebol de Lisboa e, para além de ser árbitro de futebol, é também bancário.

De salientar ainda que os árbitros assistentes para o Académica - Marítimo serão José Lima e André Campos.

Recorde-se que na presente temporada Duarte Gomes já apitou um jogo da Briosa, nomeadamente na primeira jornada, quando os "estudantes" perderam com o Sp. Braga por 1-0.

-------------------------------------------------------------

VAMOS TODOS APOIAR A BRIOSA! SEXTA ÀS 20H15 TUDO AO ESTÁDIO!

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Ainda vão a tempo que fazer o mesmo da temporada passada?


Foi dos últimos a chegar mas «pegou de estaca» no onze de Rogério Gonçalves. Falamos de Nuno Coelho, o jovem médio-defensivo que a Académica contratou ao F.C. Porto por duas épocas e tem convencido neste arranque de época, apesar dos resultados pouco animadores da equipa.

Quando decidiu trocar o Villarreal, clube a que fora emprestado pelos Dragões no defeso, pelos estudantes, o ex-internacional sub-21 fê-lo na perspectiva de poder jogar com regularidade, ao serviço de um clube que apostava em fazer igual ou até melhor do que a (excelente) época anterior, com Domingos no comando técnico. Se o primeiro objectivo está a ser cumprido já a segunda premissa está longe de se concretizar.

Nada que faça desanimar o camisola 66 da Briosa, para quem a época é longa e, por isso mesmo, ainda há tempo para recuperar: «Sei da última temporada que fizeram, por que estava cá [no Portimonense] e pude acompanhar, para além de ter aqui amigos. É verdade que foi muito boa mas ainda vamos a tempo de fazer algo semelhante. Não estamos assim tão longe de um lugar cimeiro, uma ou duas vitórias podem catapultar-nos na classificação.»

Tem faltado «alguma sorte» na opinião do médio, mas também houve «erros colectivos». «Nos três jogos em que participei, penso que só estivemos mal em Olhão. Frente ao Belenenses foi uma desatenção, num lance de bola parada, que nos derrubou, já em Vila do Conde penso que fomos sempre superiores e só por azar não ganhámos», analisa.

Apesar de reconhecer que é diferente jogar quando se está numa «situação tranquila» do que pressionado pela necessidade de pontos, Nuno Coelho acredita que, «com a continuidade do trabalho», a equipa vai acabar por dar a volta à situação. «Já no último jogo penso que não acusámos o momento. O que é preciso é não repetir certos erros, como aquele que nos custou o golo com o Belenenses», sentenciou, deixando claro que, para o próximo jogo, com o Marítimo, «só a vitória interessa».

in Maisfutebol


Concordo que a ambição tenha de ser obrigatória num clube como a Briosa mas parece-me descabido falar em "o mesmo da temporada passada" quando a realidade é um último lugar com 3 pontos em 7 6 jogos. Se querem mais têm de se fazer ao caminho porque os resultados por si não aparecem com palavras.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Mais uma grande campanha da Mancha Negra!


Mais um jogo de extrema importância para a Académica de Coimbra, mais uma vez não nos demitimos das nossas responsabilidades, e como tal vamos apoiar e levar o máximo de gente para apoiar a Mágica Briosa.

Deste modo todos os sócios da Mancha podem comprar até 2 bilhetes para o jogo contra o Marítimo ao preço de 2 euros.

Aos restantes que pretendam ir para o sector ultra apoiar a Briosa tem de pagar 5 euros. Aconselhamos todos as fazerem-se sócios do Grupo pois deste modo poderão continuar a usufruir de preços super baratos nos Bilhetes para todos os jogosPede-se a todos os interessados em ajudar a encher o sector, que façam o download do cartaz que metam lá o seu tlm e que coloquem o cartaz na sua escola ou no café onde costuma ir, passem na sede levantem fichas de inscrição façam novos sócios. Depois na quinta-feira indiquem quantos bilhetes pretendem para o numero 966001141.

Para bilhetes de sócio obrigatório registar o número do respectivo sócio, para os restantes sem ser de sócio é só indicar as quantidades.

Força Briosa vençam por nós

FONTE: 1985-VelhaGuarda

domingo, 27 de setembro de 2009

Rio Ave – Académica
Estádio dos Arcos, em Vila do Conde – 6º Jornada
16:00

Rio Ave: Carlos, Gaspar, Ricardo Chaves (Wires, 59’), João Tomás, Vítor Gomes (Adriano, 53’), André Vilas Boas, Chidi (Bruno Fogaça, 53´), Zé Gomes, Fábio Faria, Sílvio e Bruno Gama.

Suplentes: Trigueira, Evandro, Bruno Fogaça, Adriano, Bruno Mendes, Wires e Tarantini.

Treinador: Carlos Brito

Académica: Ricardo, Pedrinho, Amoreirinha, Orlando e Rafael; Paulo Sérgio, Nuno Coelho, Cris (Tiero, 90´) e Miguel Pedro (Lito, 76´); Sougou e Vouho (Éder, 66´).

Suplentes: Rui Nereu, Bischoff, Lito, Miguel Fidalgo, Éder, Pedro Costa e Tiero.

Treinador: Rogério Gonçalves

Árbitro: Pedro Henriques, da AF Lisboa. Coadjuvado por Hernâni Fernandes e Gabínio Evaristo.

Disciplina: Cartão amarelo a Fábio Faria, 8´; Miguel Pedro, 12´; Nuno Coelho, 64´

Ao intervalo: 0-0

Resultado final: 0-0Marcadores: Nada a assinalar

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Rogério divulga convocados para o jogo em Vila do Conde

Rogério Gonçalves divulgou hoje a lista de convocados para o jogo frente ao Rio Ave, agendado para amanhã, sábado, pelas 16:00, no Estádio dos Arcos, em Vila do Conde.

O técnico dos "estudantes" chamou 18 atletas para o confronto com a equipa de Carlos Brito, uma partida que contará para a sexta jornada da Liga Sagres.

Lista de convocados:

Guarda-redes: 1- Rui Nereu; 12- Ricardo

Defesas: 2- Amoreirinha; 15- Orlando; 19- Pedrinho; 22- Emídio Rafael; 30- Pedro Costa

Médios: 7- Amaury Bischoff; 8- Paulo Sérgio; 17- Cris; 33- Tiero; 66- Nuno Coelho

Avançados: 10- Miguel Pedro; 11- Lito; 14- Miguel Fidalgo; 18- Sougou; 21- Éder; 27- Vouho

Fonte: Académica/OAF

Agora, fica a minha opinião: Penso que devemos alinhar em 4-3-3, a jogar muito pelas alas e explorando a grande velocidade de Lito e Sougou. O Rio Ave tem demonstrado ser uma equipa muito forte mas nós somos obviamente melhores. Não podemos jogar para o pontinho, senão as coisas podem correr muito mal. O meu onze (e espero que o do Rogério também) é:

GR:Ricardo
DD:Pedrinho
DC:Orlando
DC:Amoreirinha
DE:Emídio Rafael
MD:Coelho
MC:Cris
MO:Tiero (mais tarde Bischoff)
ED:Sougou
EE:Lito
PL:Miguel Fidalgo

Legenda: GR-Guarda-Redes; DD-Defesa Direito; DC-Defesa Central; DE-Defesa Esquerdo; MD-Médio Defensivo; MC-Cris; MO-Médio Ofensivo; ED-Extremo Direito; EE-Extremo Esquerdo; PL-Ponta-de-lança

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Rogério Gonçalves em mais um discurso moralista..Mas o que nós queremos são vitórias!

O treinador da Académica, Rogério Gonçalves, esteve hoje na sala de imprensa do Estádio Finibanco Cidade de Coimbra para fazer a antevisão da partida frente ao Rio Ave, agendada para o próximo sábado, pelas 16:00, no Estádio dos Arcos, em Vila do Conde.

Para o encontro que irá contar para a sexta jornada da Liga Sagres, o técnico dos “estudantes” tem um só pensamento: conquistar os três pontos. Para que isso aconteça, Rogério Gonçalves pediu o “máximo apoio” aos adeptos da Briosa para que esta se torne “mais forte”.

“As contas fazem-se no final. A Académica é um clube que só pensa em conquistar os três pontos. O pensamento está centrado na vitória, até porque depois nos aproximávamos dos outros elementos, para não se criar nenhum fosso na tabela classificativa. Por isso peço aos adeptos o que sempre pedi: o máximo apoio. A Académica é de todos e se estivermos todos juntos somos muito mais fortes.”, disse.

O treinador da Académica assumiu ainda que pode haver “uma outra alteração” nos “estudantes” e referiu que o objectivo passa por ter o “máximo de responsabilidade para enfrentar o adversário”.

“O objectivo é ter o máximo de responsabilidade para enfrentarmos o adversário. O Rio Ave ainda não perdeu, ainda não sofreu golos em casa e está a fazer um bom campeonato. As coisas a nós não nos têm corrido tão bem mas o nosso pensamento está na vitória porque estamos necessitados de pontos.”, continuou, adiantando ainda que “cada adversário é um obstáculo que temos de ultrapassar”.

“Independentemente de o Rio Ave estar ou não bem posicionado, nunca há facilidades. Temos é de trabalhar durante os 90 minutos de forma consciente e inteligente, sabendo que este é um jogo importante para nós.".

Rogério Gonçalves elogia “irreverência” da Briosa

Quando questionado sobre o valor do adversário, Rogério Gonçalves decidiu… elogiar a Académica. O treinador da Briosa admitiu que os vila-condenses têm valor e experiência mas deixou uma palavra bem simpática para a “irreverência da juventude” da Académica.

“O Rio Ave é uma equipa mais experiente, reconhecemos isso. Mas nós temos a irreverência própria da juventude. Só espero que a equipa tenha a tranquilidade necessária para enfrentar este adversário. A Académica trabalha, tem um plantel que se entrega, que tem paixão pelo jogo e espero que não se deixe envolver por este estado em que nos encontramos na tabela classificativa.”, afirmou.

Para finalizar, Rogério Gonçalves não esqueceu os lesionados Luiz Nunes e Bruno Amaro mas recorda que o plantel da Académica tem outros jogadores “que merecem toda a confiança”.

“Todos os elementos deste plantel fazem falta. Gosto de ter todos disponíveis. O Luiz e o Bruno estão lesionados e é óbvio que os queria ter aqui mas nunca nos lamentámos por isso. Temos outros elementos que nos oferecem também confiança”, finalizou.

Rio Ave e Académica defrontam-se no próximo sábado, pelas 16:00, em Vila do Conde, numa partida que contará para a sexta jornada da Liga Sagres. Os vila-condenses estão na quinta posição do campeonato com 9 pontos, mais sete que a Académica que soma 2.

A Briosa volta a treinar amanhã na Academia Dolce Vita, por volta das 10:30, naquele que será o último apronto antes do desafio com a turma de Carlos Brito.

FONTE: ACADÉMICA/OAF

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Esta Briosa Rogério nunca conhecerá

Nunca conhecerá porque não basta crer.

È preciso sentir Briosa, perceber as suas raízes, entender a força dos adeptos e a convicção de um clube único.

Levados mais uma vez por quem de Briosa percebe pouco, os adeptos contestam, a cidade chora e perguntamos todos? È esta a nossa Briosa? Não meus amigos, esta é a Briosa do presidente e do seu treinador que no alto das suas inteligências arrasam o sonho e a ambição de toda uma massa adepta a quem foram prometidas fortunas.
Quando um treinador "não quer comentar" a contestação e diz que é necessário "gerir a situação" está visível a face mais oculta de um treinador que não sabe nem conhece a massa adepta de clube como a Briosa.

Esta Briosa presidente e treinador não conhecem nem nunca conhecerão!

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Académica recebe Portimonense para a taça de Portugal

A Académica vai receber o Portimonense para a 3ª eliminatória da Taça de Portugal, segundo ditou hoje o sorteio realizado na sede da Federação Portuguesa de Futebol. A partida está marcada para domingo, dia 18 de Outubro, no Estádio Finibanco Cidade de Coimbra.

Recorde-se que já para a Taça da Liga a Briosa defrontará o mesmo adversário, embora o jogo seja disputado em Portimão.

Um facto curioso é que os "estudantes" têm dois jogadores no seu plantel que no ano passado representavam as cores do Portimonense. Emídio Rafael e Nuno Coelho terão assim a oportunidade de reencontrar o seu velho clube.

Fonte: Académica/OAF

domingo, 20 de setembro de 2009

Mais uma derrota, adeus Rogério

Estádio Finibanco Cidade de Coimbra, em Coimbra

5ª Jornada da Liga Sagres

16:00

Académica: Ricardo; Amoreirinha, Orlando (cap.), Pedrinho e Rafael; Nuno Coelho, Cris e André Fontes (Lito, 69´); Sougou, Miguel Pedro (Miguel Fidalgo, 81´) e Éder (Licá, 64´).

Suplentes: Rui Nereu, Bischoff, Paulo Sérgio, Miguel Fidalgo, Licá, Lito e Pedro Costa.

Treinador: Rogério Gonçalves

Belenenses: Nélson; Barge, Tiago Gomes, Gavilán (Celestino, 75´), Mano, Yontcha, Zé Pedro, Fredy, Beto (Arroz, 70’), Diakité e Lima (Ivan, 63´).

Suplentes: Assis, Celestino, Arroz, Igor, Felipe Bastos, Ivan e Cândido Costa.

Treinador: João Carlos Pereira

Árbitro: Bruno Esteves, coadjuvado por Mário Dionísio e Rodrigo Pereira.

Disciplina: Cartão amarelo a Orlando, 76´; Tiago Gomes, 80´

Ao intervalo: 1-0

Resultado Final: 1-1

Marcadores: 1-0 Miguel Pedro, 4´; 1-1 Diakité, 60´

sábado, 19 de setembro de 2009

Convocados para a recepção ao Belenenses

O destaque da convocatória de Rogério Gonçalves para o encontro frente ao Belenenses, vai para a primeira chamada de Amaury Bischoff que poderá estar prestes a estrear-se e também para o regresso de Miguel Pedro após castigo, que ocupa o lugar de João Ribeiro, que passa de titular a não convocado apenas no período de uma semana.Fora dos convocados, também por opção técnica, ficaram Barroca, Hélder Cabral, Berger, Bru, Diogo Gomes e Vouho, e também Bruno Amaro, este a recuperar de intervenção cirúrgica ao joelho.

Eis a lista de convocados:

Guarda-Redes: Ricardo e Rui Nereu;

Defesas:Pedrinho, Amoreirinha, Orlando, Pedro Costa e Emídio Rafael;

Médios:Nuno Coelho, Paulo Sérgio, Tiero, Bischoff, Cris e André Fontes;

Avançados:Miguel Pedro, Sougou, Éder, Miguel Fidalgo, Licá e Lito.

Vamos todos apoiar a Briosa a conquistar a primeira vitória!

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Luiz Nunes e Licá em dúvida

O defesa Luiz Nunes e o avançado Licá foram ausências notadas no treino da Académica desta quinta-feira, estando ambos em dúvida para a recepção ao Belenenses, no domingo, em jogo da 5.ª jornada da Liga.

O central padece de uma lombalgia e o avançado de um traumatismo no tendão de Aquiles direito.

Rogério Gonçalves testou então a dupla Orlando-Amoreirinha no eixo da defesa, enquanto no ataque Sougou poderá render João Ribeiro, que se estreou na derrota por 1-2 dos 'estudantes' com o Olhanense, em Olhão, na jornada transacta.

Fonte: Abola

André Fontes: “Vamos fazer tudo para chegar à vitória”

O médio da Académica, André Fontes, fez hoje a antevisão da partida frente ao Belenenses, agendada para o próximo domingo, pelas 16:00, no Estádio Finibanco Cidade de Coimbra e deixou uma mensagem de grande optimismo para os sócios e simpatizantes da Briosa.

O número 20 dos “estudantes”, que tem sido opção para Rogério Gonçalves neste início de época, revelou optimismo para o encontro frente aos “azuis” do Restelo e deixou a promessa de que a equipa “vai fazer tudo para chegar à vitória”.“Chegou a hora de vencer e vamos fazer tudo para que isso aconteça. É um jogo que temos de ganhar e é importante porque já merecíamos uma vitória neste momento. Vamos fazer por isso, as coisas não nos têm corrido bem porque temos tido alguma falta de sorte mas também temos cometido alguns erros. Vamos melhorar, não cometer erros e ganhar.”, revelou André Fontes.

O jogador da Briosa reafirmou ainda que nos jogos realizados até agora a Académica tem tido algum azar apesar de admitir alguns erros e desconcentrações da equipa em alguns momentos.
“Tem faltado um pouco de sorte, como já disse. Contra o Braga sofremos um golo a acabar, contra o Sporting sofremos um golo quando estávamos por cima no encontro… E depois também têm acontecido alguns erros e desconcentrações o que leva a que ainda não tenhamos vencido. Neste jogo vamos ganhar e esses erros e desconcentrações não podem voltar a acontecer.”, continuou.

André Fontes foi titular nos dois últimos jogos da Académica e apesar de se mostrar satisfeito com esse facto assume que o início de época “não está a ser completamente bom” pois a Briosa ainda não conseguiu conquistar uma vitória, pelo que é isso que o jovem médio espera que venha a acontecer frente ao Belenenses.

“Ainda não ganhámos por isso o início de época não tem sido completamente bom para mim. Temos de ganhar e isso infelizmente não tem acontecido. Mas chegou a hora de vencer…”, disse.
O número 20 dos “estudantes” não quis finalizar sem antes deixar uma mensagem aos adeptos da Académica. André Fontes pediu “confiança na equipa” pois afirma que esta tem “muita qualidade e muito valor”.

“Os adeptos devem ter confiança nesta equipa pois tem muita qualidade e muito valor. Precisamos de uma vitória e a partir daí tudo se vai compor. Acreditem em nós porque vamos fazer tudo para vencer”, finalizou.

Académica e Belenenses têm assim encontro marcado para o próximo domingo, pelas 16:00, no Estádio Finibanco Cidade de Coimbra, num encontro que contará para a 5ª jornada da Liga Sagres. Não falte e apoie a nossa Briosa!

Fonte: Académica/OAF

Vamos Apoiar a Briosa! Vamos voltar aos velhos tempos do Calhabé!

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Vamos apoiar a Briosa, é quase grátis!


Este Fim-de-Semana joga-se em Coimbra mais uma jornada da Liga Sagres em que é muito importante conquistármos os três pontos para sairmos desta situação delicada em que nos encontramos. É fulcral a presença de todos os associados e simpatizantes para que a nossa brilhante equipa se sinta em casa e todos temos o dever de a apoiar do príncipio ao fim. Para além disso, não há desculpas. Um jogo ao Domingo à tarde, com bilhetes a três euros disponibilizados pela Mancha Negra para amigos e sócios.


Cheira-me que vou ter de escrever estas linhas muitas vezes esta época:Académica Belenenses, um jogo de extrema importância para a nossa Briosa, como tal a Mancha Negra diz presente e vai disponibilizar bilhetes aos seus sócios e amigos, de forma que estes possam ajudar a encher o sector ultra com Bilhetes a 2 EUROS.

Será também levado a cabo nas escolas e universidades a mesma campanha onde serão igualmente disponibilizados bilhetes para este jogo a 2 euros. Iremos aproveitar para apresentar a todos os elementos das escolas e universidades condições para no futuro poderem usufruir de bilhetes a preços bastante mais convidativos.

Todos os interessados devem contactar a MN pelos telemóveis apresentados no cartaz.

Força vamos encher o sector ultra e dar aquele apoio mágico que nos levará à Vitória!

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

domingo, 13 de setembro de 2009

Olhanense 2-1 Académica: Ficha do Jogo

Estádio José Arcanjo, em Olhão
4ª Jornada da Liga Sagres
16:00

Olhanense: Ventura, Anselmo, Sandro, Rui Baião, Toy, Castro, Carlos Fernandes, Miguel Garcia, Rui Duarte (Messi, 89´), Ukra (Éder Baiano, 67´) e Rabiola (Tengarrinha, 13´).

Suplentes: Ricardo Ferreira, Éder Baiano, Tengarrinha, Messi, Fábio, Zequinha e Paulo Sérgio.Treinador: Jorge Costa

Académica: Ricardo; Pedrinho, Luiz Nunes, Orlando (cap.), Emídio Rafael; Nuno Coelho, André Fontes (Licá, 41´), Cris; João Ribeiro (Miguel Fidalgo, 60´), Lito (Sougou, 72´) e Éder.

Suplentes: Rui Nereu, Amoreirinha, Paulo Sérgio, Miguel Fidalgo, Licá, Sougou e Pedro Costa.Treinador: Rogério Gonçalves

Árbitro: Artur Soares Dias, da AF Porto. Coadjuvado por Rui Licínio e João Silva.

Disciplina: Cartão amarelo a Sandro, 27´, Tengarrinha, 66´; Cartão vermelho directo a Carlos Fernandes, 10´; Rui Baião, 62’

Ao intervalo: 2-1

Resultado Final: 2-1Marcadores: 1-0 Castro, 2´; 1-1 Lito, 27´(g.p.); 2-1 Toy, 35´

IN: Académica/OAF

Académica perde mais uma vez!

Académica consentiu esta tarde, em Olhão, a segunda derrota consecutiva na Liga Sagres conseguindo um péssimo recorde de um miserável ponto em quatro jornadas. Os videos dos golos ficam para mais tarde, mas há que pensar bem na situação que estamos a atravessar e decidir o que fazer com Rogério Gonçalves, um treinador que não tem potencial para treinar uma equipa como a Mágica Briosa. O Relatório deste jogo fica para mais logo... E apesar de todas as dificuldades..

FORÇA BRIOSA!!

Convocados para Olhão

O treinador da Académica, Rogério Gonçalves, divulgou hoje a lista de convocados para o jogo frente ao Olhanense, a contar para a quarta jornada da Liga Sagres.

A partida está agendada para amanhã, domingo, pelas 16:00, no Estádio José Arcanjo, em Olhão.Lista de convocados:

Guarda-redes: 1- Rui Nereu; 12- Ricardo

Defesas: 2- Amoreirinha; 4- Luiz Nunes; 15- Orlando; 19- Pedrinho; 22 - Emídio Rafael; 30- Pedro Costa

Médios: 8- Paulo Sérgio; 17- Cris; 20- André Fontes; 66- Nuno Coelho

Avançados: 11- Lito; 14- Miguel Fidalgo; 16- Licá; 18- Sougou; 21- Éder; 25- João Ribeiro

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Análise ao Adversário: Olhanense


Recém promovido ao escalão principal do nosso futebol, a equipa de Olhão tem pautado as suas exibições por velocidade, bom toque de bola e boas transições defesa-ataque. Contudo, em três jogos não conseguiram mais do que 3 empates, com apenas 1 golo marcado e 1 golo sofrido.

O Olhanense de Jorge Costa aposta num 4x3x3 típico com 2 pivots defensivos e um trio atacante muito móvel e rápido. Na recepção à briosa, a turma de Olhão deve alinhar com o seguinte 11:
Ventura na baliza, que tem feito excelentes exibições neste inicio de campeonato
Do Lado direito da defesa, o bem conhecido Miguel Garcia que apesar de trazer muita experiência à equipa é talvez um dos pontos a aproveitar pela velocidade dos jogadores da Académica.
Do lado contrário Carlos Fernandes é um defesa muito certinho e perigoso nas bolas paradas.
Ao centro da defesa uma dupla que me parece muito vulnerável a jogadores com as características de Sougou e Lito.

No meio campo encontramos o Capitão da equipa: Rui Duarte que é uma peça fundamental nesta equipa. Todo o jogo do Olhanense passa por este jogador e é imperativo que os homens de Coimbra consigam pressionar esta zona do terreno. Ao lado dele (um pouco mais à frente) está Rui Baião com grande capacidade de passe e boa técnica. Mais à frente, como organizador de jogo encontramos o miúdo Castro que é dos melhores jogadores desta equipa.

Este trio do meio campo, para além de conseguir fazer uma boa pressão, são exímios na posse de bola, qualquer um deles tem um grande espírito de sacrifício.

No ataque, mais um trio de grande valor. Penso que as escolhas de Jorge Costa irão ser: Toy, Ukra e Rabiola. Não adianta dizer qual joga à direita ou à esquerda, pois a principal característica destes jogadores é sem dúvida a grande capacidade de movimentação e a velocidade.

Fórmula para ganhar?

Apostar nas alas, preferencialmente no lado esquerdo ofensivo, e na velocidade dos seus jogadores da frente.
2º Não deixar o meio campo do Olhanense pensar o jogo pressionando de imediato os três jogadores do meio campo.
3º Muita atenção às movimentações dos homens da frente, que muito dificilmente se irão entregar à marcação.
4ºAposta em transições rápidas defesa-ataque.
5ºFuncionar como um bloco defensivamente. Se os 11 jogadores da Briosa não defenderem será muito complicado trazer pontos de olhão.

Espero que seja um bom jogo!

Cumprimentos

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

As primeiras 1000 Visitas


OBRIGADO A TODOS OS VISITANTES!

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Artur Soares Dias o escolhido para apitar o Olhanense vs Académica

Artur Soares Dias vai ser o árbitro da partida entre o Olhanense e a Académica, agendada, depois de tanta polémica, para o próximo domingo, dia 13 de Setembro, pelas 16:00, na cidade algarvia de Olhão.

Artur Manuel Ribeiro Soares Dias, de 30 anos, pertence à Associação de Futebol do Porto e, para além de ser árbitro de futebol, é também director de recursos humanos.

Os árbitros assistentes para o Olhanense - Académica serão Rui Licínio e João Silva.

Refira-se que na época passada Soares Dias apitou o encontro entre a Académica e o Nacional, da 5ª jornada, que terminou com um empate a uma bola.

Amaury Bischoff falha Olhanense

O luso-francês Amaury Bischoff não vai recuperar a tempo da deslocação da Académica ao Algarve para defrontar o recém-promovido Olhanense.

Bischoff fez uma contractura na coxa direita e não vai estar à disposição de Rogério Gonçalves para jogo da 4.ª jornada da Liga.

De qualquer forma o clube o jogador estaria sempre condicionado pela chegada do certificado internacional que é aguardado esta semana, assim como o de João Ribeiro.

Fora da sessão de hoje está Litos, que se encontra ao serviço da selecção de Cabo Verde e só deverá regressar a Coimbra, quinta-feira

Fonte: Abola

sábado, 5 de setembro de 2009

Académica vence Fátima em amigável

A equipa profissional da Académica continua a preparar o confronto com o Olhanense da próxima jornada da Liga Sagres e o dia de hoje marcou mais uma etapa nesse sentido.

Tudo porque a Briosa defrontou esta manhã, no Estádio Finibanco Cidade de Coimbra, a equipa do Fátima num jogo amigável que decorreu à porta fechada.

Tal como acontecera recentemente, quando as duas formações se defrontaram em Fátima, o resultado da partida de hoje foi exactamente o mesmo. Os "estudantes" venceram por 1-0 com o golo a surgir ainda na primeira parte, através do central Luiz Nunes.

A Académica foi melhor durante toda a partida e desperdiçou bastantes oportunidades para dilatar o resultado, mas o poste e as boas intervenções do guardião contrário impediram que o marcador sofresse mais alterações até final.

Destaque ainda para o ritmo de jogo que este encontro teve, com duas equipas a jogarem ao ataque e a procurarem sempre a área adversária.

Amanhã a Briosa cumpre o merecido dia de folga depois de uma semana de muito trabalho e onde a boa disposição do grupo foi a nota dominante.

In: Académica/OAF

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Miguel Fidalgo sem limitações

O avançado Miguel Fidalgo treinou-se sem qualquer tipo de limitações, constituindo a principal novidade do apronto desta sexta-feira do plantel da Académica. O central Orlando e o médio Cris também foram reintegrados nos trabalhos.

Miguel Fidalgo estava indisponível desde a partida diante o Paços de Ferreira a contar para a segunda jornada da I Liga, tendo inclusive falhado a recepção ao Sporting.

Cris e Orlando trabalharam condicionados durante toda semana, mas já integraram o certame.
Em relação às «baixas» da formação orientada por Rogério Gonçalves, há a apontar dois jogadores que realizaram treino condicionado: Miguel Pedro e Paulo Sérgio.

O primeiro mesmo que recupere a tempo da deslocação a Olhão para defrontar a equipa local, não poderá jogar pois está castigado. Já o último é recuperável para o embate com os algarvios.
Bruno Amaro prossegue a recuperação da cirurgia ao tendão rotuliano do joelho direito.

O senegalês Sougou e o cabo-verdiano Lito também não estiveram à disposição do técnico dos «estudantes», visto que foram chamados às respectivas selecções.

No próximo sábado, a turma de Coimbra cumpre jogo-treino em casa com o Fátima, marcado para as 11.00 horas.

In: Abola

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Académica empata 0-0 contra O. Bairro

A Académica empatou hoje com o Oliveira do Bairro a zero bolas numa partida que ficou marcada pelas estreias de Amaury Bischoff, Nuno Coelho e João Ribeiro com a camisola da Briosa.Numa semana em que a Liga Sagres conhece a sua primeira paragem, Rogério Gonçalves decidiu dar competição à sua equipa, deslocando-se assim até Oliveira do Bairro para defrontar a equipa local, que disputa na presente temporada a II Divisão B – Zona Centro.

Desde cedo a tomar conta das operações, a Briosa conseguiu sempre jogar no meio campo adversário e dispôs de várias oportunidades para inaugurar o marcador nos primeiros minutos, sobretudo através de Vouho e Éder, o mais rematador dos “estudantes”.Contudo, e apesar das tentativas, o golo acabou mesmo por não surgir pelo que o intervalo chegava com um nulo no marcador.

Nos segundos 45 minutos esperava-se uma Académica mais acutilante e com sentido de baliza e foi precisamente isso que se verificou. A Briosa ocupou o meio campo adversário (Rui Nereu foi um mero espectador) mas o golo, mais uma vez, não apareceu. Licá, na etapa complementar, foi quem mais perto esteve de fazer o gosto ao pé mas o guarda-redes contrário mostrou bons argumentos e conseguiu evitar que a bola entrasse na baliza dos oliveirenses.Em dia de estreias, a Briosa empatou numa partida de carácter amigável efectuada frente ao Oliveira do Bairro.A Académica volta aos treinos já nesta sexta-feira, pelas 10:30, na Academia Dolce Vita.

Fonte: Académica/Oaf

Não se chamará o nosso problema Rogério Gonçalves?

A questão aqui é simples e rudimentar, e não há muito por onde discutir sobre este assunto.
De que assunto se trata? Rogério Gonçalves!










Foi neste mercado de Verão de 2009 que todos os Academistas souberam de uma notícia que sem dúvida os desagradou e os entristeceu: a saída de Domingos Paciência do comando técnico da nossa Briosa. Notícia que, já há muito era expectável, pois todos sabiamos que mais ano menos anos iria acabar por se suceder. Domingos que esteve em Coimbra como comandante da equipa da Briosa durante dois anos. Começou com a fama de ser o mal amado mas com o passar dos tempos mostrou-se um treinador de ideias inovadoras e mostrou que poderia tornar uma equipa de "manutenção" numa quase Europeia.

Domingos saiu e isso é que importa. Saiu pois queria um clube com um projecto mais ambicioso e Europeu. Saiu para Braga e estou certo que não só a mim, como a todos vocês, deixou muitas saudades. Foi nos meados de Junho que se soube que o sucessor de Paciência no comando técnico da Briosa seria Rogério Gonçalves. Eu, não pude esconder desde logo o meu desagrado comentando sempre que era a pior escolha possível. Já sabia que tipo de treinador estava aqui e que se está a afirmar. O típico treinador do "pontinho".

Começou o seu trabalho em Julho e fez algumas boas contratações, especialmente nestes últimos dias do defeso. O craque Amaury Bischoff, sem dúvida a melhor contratação, mas também, Nuno Coelho, João Ribeiro, Miguel Fidalgo e o azarento Bruno Amaro. Parece que este é o ano perfeito em termos de contratações. Jogadores jovens, portugueses e alguns até internacionais sub 21.

Surgiu o primeiro dia de campeonato. Um jogo em Braga ainda sem termos contratado Amaury, Nuno Coelho e João Ribeiro e a alinhar com um onze sem reforços. A Académica mostrou-se uma equipa lutadora, capaz de atacar mas mesmo assim muito defensiva para o que nos havia habituado. Conclusão: derrota!

No segundo jogo com o Paços, o primeiro em casa, os adeptos(poucos diga-se) que se deslocaram ao estádio para ver o primeiro jogo em casa sairam mais uma vez frustrados. Um empate sem sabor no ECC depois de estar a vencer por 1-o.

Depois, surgiu o primeiro grande duelo em casa frente ao Sporting. Uma equipa da Briosa muito defensiva, poucos ataques, poucos remates e um onze titular com muitas "invenções" para um jogo daquele calibre. Resultado, claro: Derrota por 2-0.

Agora, a minha primeira opinião sobre este treinador depois de analisar estes três jogos: Rogério é muito fraquinho, um treinador de segunda divisão. Joga para o "pontinho" quando normalmente quem o faz acaba sempre por perder. Para além disso, a Briosa já não é uma equipa de manutenção, é uma equipa que quer algo mais, quer chegar à Europa e de uma coisa estou certo. Não é com um treinador só com garganta e pouca prática que lá vamos chegar!

Temos um plantel jovem, português, promissor e repleto de qualidade. Temos de aproveitar este investimento feito em bons jogadores para atacarmos, mesmo não sendo este ano ou no próximo, mas em curto prazo, um lugar Europeu! Para isso, temos de começar por ter um treinador com uma mentalidade ambiciosa. Para mim, não é cedo para avaliar! Porque quando já tivermos a ver a qualidade de Rogério já devemos estar na segunda, e isso, nunca! Rogério não é treinador para nós e muito menos para o nosso belo plantel.

Isto é uma mera opinião, mas que tem muito fundamento.

Vamos Briosa, Tempo de Mudar! Acreditar em algo mais!

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Ohanense vs Académica já tem hora e data!

A deslocação da Académica a Olhão para defrontar o Olhanense já tem data e hora marcadas.

A Briosa defronta a equipa de Jorge Costa no dia 13 de Setembro, Domingo, pelas 16:00, numa partida que conta para a quarta jornada da Liga Sagres.

Como é óbvio e mais uma vez se salienta, é importantíssima a presença de todos na viagem a Olhão para apoiar a Mágica Briosa. Vamos tentar levar o máximo de gente possível.

Pela Mancha Negra a saída é às 8H00(ainda horário previsivel) com a viagem + Bilhete a 35 euros. Marcações na sede da Mancha Negra ou pelo tlm 966001141 (Fonte: www.1985-velhaguarda.blogspot.com)

VAMOS APOIAR A BRIOSA! TODOS A OLHÃO!

11 de Setembro - Sexta-Feira
V. Guimarães - Naval, 20h15 (SportTV)
12 de Setembro - Sábado
Rio Ave - Nacional, 18h00
Porto – Leixões, 19h00 (SportTV)
13 de Setembro - Domingo
V. Setúbal - Leiria, 16h00
Olhanense – Académica, 16h00
Belenenses – Benfica, 18h00 (SportTV)
Sporting – Paços de Ferreira, 20h15 (RTP 1)
14 de Setembro - Segunda
Marítimo – Braga, 20h15 (SportTV)

Nuno Coelho e João Ribeiro já treinam

A Académica regressou hoje ao trabalho na Academia Dolce Vita numa sessão onde as presenças de Nuno Coelho e João Ribeiro foram as principais novidades. Os dois recentes reforços da Briosa já mostram serviço a Rogério Gonçalves e prometem afirmar-se na equipa dos “estudantes”.
E se foram duas as novidades no treino da Académica, a verdade é que foram mais do que duas as ausências notadas no apronto de hoje. Sougou e Lito encontram-se ao serviço das respectivas selecções e por isso não marcaram presença na Academia Dolce Vita.

Também ausentes mas por outros motivos estiveram Bruno Amaro, Miguel Fidalgo, Orlando, Cris e Miguel Pedro. O médio ex-Nacional encontra-se em período de recuperação da lesão que sofreu diante o Paços de Ferreira tal como acontece com Miguel Fidalgo, isto apesar de o avançado já se encontrar a fazer treino condicionado, o que leva a acreditar que a recuperação total do jogador esteja para breve.

Já em relação a Orlando, Miguel Pedro e Cris, os três jogadores encontram-se a recuperar de pequenas mazelas sofridas no jogo com o Sporting e por isso não treinaram hoje.
Com mais ou menos presenças ou ausências, o certo é que a boa disposição do grupo de trabalho se mantém intacta e se houve treino que o provasse com maior exactidão este foi um deles. Rogério Gonçalves dividiu os jogadores para um treino de conjunto em metade do campo e os momentos de boa disposição foram vários. Golos, sorrisos e momentos de descompressão sobraram no apronto de hoje, isto numa altura em que a Liga Sagres conhece a sua primeira paragem.

A Académica treina ainda hoje na Academia Dolce Vita, pelas 17:00, numa sessão de trabalho onde os primeiros 15 minutos serão abertos a sócios, adeptos e comunicação social.
Fonte: Site Oficial Académica/OAF

Naval promete «lutar pelos direitos» sobre João Ribeiro

A Naval está a recolher todos os dados possíveis sobre a transferência de João Ribeiro para a Académica, mediante o empréstimo de um clube da II Divisão do Chipre. Neste momento, o clube da Figueira da Foz está a tentar encontrar a melhor forma de contestar o processo e reivindicar os 300 mil euros, a título de direito de promoção, que lhes são devidos de acordo com a interpretação feita aos regulamentos.

«A Naval está a estudar a questão, a recolher informação e , uma coisa é certa: nunca prescindirá dos seus direitos legais», disse ao Maisfutebol Nuno Mateus, responsável jurídico do clube da Figueira, que, enquanto não tiver dados concretos - «por enquanto, não faço ideia dos moldes da contratação, penso que foi por um clube do Chipre, mas não sei se por empréstimo ou se ele rescindiu antes» -, não irá pronunciar-se mais sobre o assunto.

A defesa dos navalistas assenta, segundo foi possível apurar, no conteúdo do artigo 41, do Capítulo III (Compensação pela Formação ou Promoção), do Contrato Colectivo de Trabalho dos Jogadores Profissionais de Futebol. Nessa cláusula estabelece-se, por exemplo, que é considerado «intenção fraudulenta» caso «o contrato de trabalho desportivo celebrado com clube estrangeiro cessar antes que haja decorrido uma época sobre a sua celebração, salvo no caso de rescisão com justa causa pelo jogador.»

Em suma, «o direito à compensação do clube de procedência mantém-se se o jogador, incluído na lista de compensação [foi o caso], celebrar compromisso desportivo como amador ou contrato de trabalho desportivo com clube estrangeiro com o propósito de iludir esse direito.»

Queixa à Liga na forja

Como João Ribeiro surge em Coimbra menos de uma temporada depois de se ter vinculado ao clube cipriota, embora esteja em causa um empréstimo, a Naval entende ter, na mesma, o direito a ser ressarcida. Mais: neste caso, os direitos de formação do atleta também poderão ser pedidos cumulativamente.
Quando tiverem todo o dossier pronto sobre o assunto, os figueirenses não deixarão de apresentar uma queixa na Liga, pedindo o reconhecimento da fraude e a condenação das partes nela envolvidas.

Notícia Retirada de Mais Futebol

terça-feira, 1 de setembro de 2009

O começo de uma nova aventura

Posso começar por vos dizer que sou sócio e adepto da Briosa desde que nasci, ou seja, há quinze anos.

Desde sempre fiel e sempre adepto de estádio, nunca de sofá, estive lá sempre para apoiar e tentar incutir esse espirito nos outros adeptos que me rodeavam.
Depois de já ter fama de nunca me calar a puxar, mesmo com uns velhotes ao meu lado que sempre que chegava com um colega nos diziam "Estávamos a ver que vocês não chegavam para puxar por eles" decidi inscrever-me na Mancha Negra, onde pertenço desde o inicio deste ano.

Decidi criar um blogue para dar noticias sobre um grande amor de todos nós e partilhar também algumas fotografias e vídeos que vou conseguindo em cada jogo a que assisto.

Espero que o meu trabalho seja reconhecido por todos.













JFBriosa