
sábado, 31 de julho de 2010
Académica 1 - U. Leiria 1

sexta-feira, 30 de julho de 2010
Jogo de Apresentação!
![]() |
quarta-feira, 28 de julho de 2010
E aí vêm os Bilhetes de Época

domingo, 25 de julho de 2010
Briosa volta a vencer Vitória de Setúbal
Esta foi a segunda vez que estudantes e sadinos se encontraram nesta pré-época. No torneio Cidade da Covilhã, a vitória também já tinha sorrido à equipa de Coimbra.
Este jogo marcou também a estreia do jovem lateral esquerdo David Addy, de 20 anos, que veio emprestado pelo FC Porto.
FORÇA BRIOSA!
Vamos acreditar em algo mais do que a permanência!
sábado, 24 de julho de 2010
Grilo assina contrato profissional
![]() |
O jovem Grilo, após impressionar o "mister" Jorge Costa na pré-temporada, assinou contrato profissional com a Briosa por duas temporadas. Uma boa decisão, a meu ver, e espero que continuemos a apostar nas camadas jovens do nosso clube. FORÇA BRIOSA! |
quarta-feira, 21 de julho de 2010
Nuno Piloto assina pelo Olhanense
segunda-feira, 19 de julho de 2010
As últimas
domingo, 18 de julho de 2010
Presente em todo o lado
Briosa conquista Torneio Cidade da Covilhã
A Académica empatou hoje a uma bola com o Sp Covilhã em jogo que contou para o Torneio local e que marcou a despedida dos "estudantes" do estágio de pré-temporada. Na primeira parte o equilíbrio foi a nota dominante embora a Briosa tenha tido as melhores oportunidades para inaugurar a contagem. Contudo o golo só apareceria na etapa complementar e foi o reforço Júnior Paraíba a festejar. Aos 47 minutos o médio brasileiro atirou a contar para a baliza do Sp. Covilhã e colocava a Académica a vencer na partida. Pouco depois foi a vez de Pedro Costa estar bem perto de aumentar a vantagem com um espectacular remate de fora da área mas seria o Sp. Covilhã a empatar o jogo. Curiosamente o golo da equipa da casa foi bem parecido ao golo da Briosa, com uma espécie de cruzamento-remate a trair o guardião Peiser. Até final a Briosa ainda dispôs de algumas oportunidades para marcar mas o empate a uma bola perduraria até final. Nas grandes penalidades que fecharam a partida, a Académica levou a melhor. FORÇA BRIOSA!! |
sábado, 17 de julho de 2010
Site Oficial: Briosa vence Vit. Setúbal por 3-0
![]() |
Cedo se percebeu que a Académica iria mandar no encontro pois os sadinos sentiam algumas dificuldades em se adaptar ao estilo de jogo da Briosa. Os "estudantes" dispuseram das melhores oportunidades para marcar e Diogo Melo até esteve bem perto de o fazer nos minutos iniciais. O Vit. Setúbal não conseguia impor o seu jogo mas a verdade é que aos poucos lá conseguiu levar a partida para zonas mais adiantas e permitir assim algum descanso ao seu sector mais recuado.
Mas foi então que à passagem da meia hora Miguel Fidalgo iria começar a destacar-se no encontro. O madeirense apontou o primeiro golo na sequência de um pontapé de canto superiormente apontado por Diogo Gomes e colocava a Académica a vencer, um resultado mais do que justo para o que se passava dentro das quatro linhas.
Já em vantagem, a Briosa não tirou o pé do acelerador e pouco tempo depois ampliou a vantagem. O nome do marcador é o mesmo mas desta feita Miguel Fidalgo merece ainda ser elogiado pelo golo de belo efeito que protagonizou. Pedrinho descobriu o madeirense à entrada da área e Fidalgo, ao ver o guardião sadino um pouco adiantado, fez um chapéu perfeito que levou a bola ainda a bater no poste e depois a entrar nas redes da equipa de Manuel Fernandes.
![]() |
O intervalo chegava e a segunda metade começou com várias novidades no onze. Jorge Costa fez várias substituições mas nem por isso a Académica baixou de rendimento. A prová-lo está novo golo a abrir a etapa complementar e mais uma vez um tento de belo efeito.
Júnior Paraíba conduziu o contra-ataque da Académica e deu para Laionel que, à entrada da área, rematou para o poste mais distante da baliza do Vit. Setúbal. Um grande golo do brasileiro que assim marca à ex-equipa, ele que curiosamente já tinha marcado um golo à Briosa com as cores do... Vit. Setúbal.
Até final pouco há a registar até porque a pré-época ainda está no início. Para recordar fica o resultado final e uma vitória que prova o excelente arranque da Académica nesta nova temporada: 2 jogos, 2 vitórias. No final ainda houve tempo para as grandes penalidades, tal como defende o regulamento, sendo que aqui os sadinos levaram a melhor, vencendo por 5-4.
A Académica volta amanhã a jogar para o torneio, desta feita frente ao Sp. Covilhã.
quinta-feira, 15 de julho de 2010
Época de Renovação Cativos 2010/11

sexta-feira, 9 de julho de 2010
Emídio Rafael sai da Académica!
Briosa confirma Laionel e surpreende com Carreño
terça-feira, 6 de julho de 2010
A despedida do nosso Capitão

Esta foi a decisão mais difícil da minha carreira no futebol. Depois de pensar muito e analisar as circunstâncias, decidi comunicar a todos os amigos, sócios, simpatizantes da Briosa, adeptos de futebol no geral, que termino a minha carreira desportiva", refere Pedro Roma.
O veterano guarda-redes, símbolo da Académica pela sua ligação durante 20 anos ao serviço do clube, sublinha que sempre foi o seu sonho "vestir a camisola da Briosa", uma camisola "mítica" que envergou em perto de 400 jogos.
"Foram 20 anos, muitos jogos - quase 400 -, mais de uma centena deles em que tive a suprema honra de ser capitão de equipa. Como o foram antes Alberto Gomes, Mário Wilson, Bentes, Gervásio, Tomás e Miguel Rocha e tantas outras figuras do imaginário Briosa ao longo de décadas. Nunca me imaginei ao pé de homens tão ilustres. Não dá para equacionar a honra que se sente e simultaneamente a responsabilidade que nos pesa sobre os ombros", recorda.
Faz ainda questão de agradecer e retribuir a todos os que o acompanharam e lamenta este final abrupto, adiantando: "Por uma razão ou por outra não me foi dada a possibilidade de me despedir dos meus amigos e companheiros como eu pretendia que fosse. Fica essa mágoa que o tempo ajudará a mitigar, mas que por certo não fará esquecer".
(retirado do Record)
Pedro Roma irá assim manter-se como Director-Geral do Clube.
Fico à espera do jogo de despedida.
segunda-feira, 5 de julho de 2010
Calendário da Época 2010/11
1ª Jornada: Benfica vs Académica
2ª Jornada: Académica vs Olhanense
3ª Jornada: Beira-Mar vs Académica
4ª Jornada: Académica vs Naval
5ª Jornada: Rio Ave vs Académica
6ª Jornada: Académica vs Guimarães
7ª Jornada: Leiria vs Académica
8ª Jornada: Académica vs Nacional
9ª Jornada: Académica vs Porto
10ª Jornada: Portimonense vs Académica
11ª Jornada: Académica vs Sporting
12ª Jornada: Setúbal vs Académica
13ª Jornada: Académica vs Marítimo
14ª Jornada: Braga vs Académica
15ª Jornada: Académica vs Paços Ferreira
Ridículas estas condições impostas no que toca aos 3 grandes não se poderem encontrar nas 4 primeiras jornadas, entre outras parvoeiras. Mas enfim, que seja uma grande época!
FORÇA BRIOSA!
sexta-feira, 2 de julho de 2010
Gentinha sem palavra? Esses não são bem vindos!
Aos 22 anos, João Ribeiro garante ao Sítio Oficial que este é “o passo mais importante” da sua ainda curta carreira. Depois de representar a Naval 1º Maio e a Académica de Coimbra, o extremo vincula-se agora ao Vitória.
Internacional português nas camadas jovens, João Ribeiro tem, a partir de agora, a oportunidade de confirmar todas as potencialidade que vinha mostrando nos seus anteriores emblemas. Nos próximos 3 anos, é no Vitória que pretende “jogar bem para voltar à Selecção Nacional”.