Parece consensual no seio dos simpatizantes e associados da nossa Briosa a necessidade imperiosa de adquirir um novo Guarda-Redes:
Os atributos de Barroca são desconhecidos para a larga maioria dos «academistas» e Rui Nereu e Ricardo teimam em cometer lapsos imperdoáveis em desporto de alta competição, embora este último até tenha sido considerado o melhor GR da liga vitalis na época transacta.
O que não sabíamos era que Pedro Roma estava disponível para voltar a actuar. Mas eis que hoje afirma: "Como é público, estou inscrito na Liga como jogador. Se as pessoas entenderem que sou útil para jogar, que manifestem essa vontade", e acrescenta ainda; " A minha carreira só terminará no dia em que o fizer publicamente e isso ainda não o fiz".
Pessoalmente, embora possa parecer uma solução cómoda (e fácil), não concordo com a chamada do Pedro para a nossa baliza.
Independentemente do tempo destas declarações, que me parece claramente infeliz, devido a hoje ser o rescaldo da exibição menos conseguida do Rui Nereu, existem razões ponderosas para a solução ser a contratação de um novo GR. Vejamos.
Seria, em primeiro lugar, embaraçoso para os restantes guardiões a chamada do actual treinador de GR da equipa sénior, e podia significar um voto de desconfiança total na sua capacidade de evolução.
Depois, porque o problema fundamental se manteria. Falta-nos um jogador de qualidade indiscutível para essa posição, não de uma solução de curto prazo que pode, ainda por cima, já ter perdido alguns atributos...
Assim, e sendo a Académica por tradição um clube de formação de Homens e Atletas (ou deveria ser), defendo a contratação de mais um jovem GR, mas que já tenha mostrado consistência exibicional bastante para agarrar o lugar de nº1 nas nossas balizas.
Mas, claro, a pergunta impõe-se. Quem?
Em Portugal, na minha modesta opinião, não há muitas opções válidas. Depois de no último verão termos deixado fugir Peçanha (bom jogador!), todos os bons GR parecem já estar vinculados e portanto de difícil contratação para os nossos cofres.
Daí me ter armado em «olheiro» e ter ido à procura de um jogador que satisfizesse os requisitos acima enunciados a traço largo.
Raúl Fernandez é o primeiro.
1 Colaboração |
|
Este Guarda-Redes foi considerado o melhor GR e melhor jogador da liga peruana, no ano de 2009. E já foi internacional por 3 vezes na sua selecção. Por esta altura devem estar a pensar: "este indivíduo não é bom da cabeça!". Calma! o recorde de transferência deste clube (de uma saída) é de 50.000 euros. Mais acessível por um GR desta categoria? Não conheço...
O segundo GR de que gostaria de falar é Damir Khariman.
12 |
|
É um jogador que conheço desde um europeu de sub-21, em que fez exibições gigantescas.Mas recentemente encontrei quem já o tenha descrito:
"Revelado na selecção sub-21 sérvia é um das maiores promessas para o futuro em termos de guarda-redes. Formou-se no Zemun e está no Vojvodina há dois anos e meio. Alto e robusto (1, 96m. e 94kg.), enche a baliza e faz defesas fantásticas entre os postes, mas também sabe sair deles com segurança, impondo-se nas alturas. Nesse sentido, é completo." (Luis Freitas Lobo, Planeta do Futebol)
Finalmente,
|
Herói da Tunísia no apuramento (treinado por Humberto Coelho), apenas foi frustrado pelo golo de Dário, que os colocou fora do Mundial de 2010. Venerado no seu clube, é um daqueles GR impetuosos que dá tudo em campo.
E pronto, estes são os GR que aprecio. Gostava que dessem a vossa sugestão.
cumprimentos.
Sim senhor, temos olheiro... Dos 3 só conheço bem o Kahriman (que, aliás, era uma escolha fantástica...). Espero que os responsáveis pela prospecção leiam o que aqui se deixa escrito. Já agora, outra boa opção era o Keylor Navas (23 anos) do Saprissa...
ResponderEliminarobrigado caro pmalmeyda. Excelente nome que referiu.
ResponderEliminarAcho que se chegou a falar desse jogador como possível reforço do benfica, se não estou equivocado.
Agora é uma questão de saber a real acessibilidade de tais jogadores..