sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Análise ao Adversário: Olhanense


Recém promovido ao escalão principal do nosso futebol, a equipa de Olhão tem pautado as suas exibições por velocidade, bom toque de bola e boas transições defesa-ataque. Contudo, em três jogos não conseguiram mais do que 3 empates, com apenas 1 golo marcado e 1 golo sofrido.

O Olhanense de Jorge Costa aposta num 4x3x3 típico com 2 pivots defensivos e um trio atacante muito móvel e rápido. Na recepção à briosa, a turma de Olhão deve alinhar com o seguinte 11:
Ventura na baliza, que tem feito excelentes exibições neste inicio de campeonato
Do Lado direito da defesa, o bem conhecido Miguel Garcia que apesar de trazer muita experiência à equipa é talvez um dos pontos a aproveitar pela velocidade dos jogadores da Académica.
Do lado contrário Carlos Fernandes é um defesa muito certinho e perigoso nas bolas paradas.
Ao centro da defesa uma dupla que me parece muito vulnerável a jogadores com as características de Sougou e Lito.

No meio campo encontramos o Capitão da equipa: Rui Duarte que é uma peça fundamental nesta equipa. Todo o jogo do Olhanense passa por este jogador e é imperativo que os homens de Coimbra consigam pressionar esta zona do terreno. Ao lado dele (um pouco mais à frente) está Rui Baião com grande capacidade de passe e boa técnica. Mais à frente, como organizador de jogo encontramos o miúdo Castro que é dos melhores jogadores desta equipa.

Este trio do meio campo, para além de conseguir fazer uma boa pressão, são exímios na posse de bola, qualquer um deles tem um grande espírito de sacrifício.

No ataque, mais um trio de grande valor. Penso que as escolhas de Jorge Costa irão ser: Toy, Ukra e Rabiola. Não adianta dizer qual joga à direita ou à esquerda, pois a principal característica destes jogadores é sem dúvida a grande capacidade de movimentação e a velocidade.

Fórmula para ganhar?

Apostar nas alas, preferencialmente no lado esquerdo ofensivo, e na velocidade dos seus jogadores da frente.
2º Não deixar o meio campo do Olhanense pensar o jogo pressionando de imediato os três jogadores do meio campo.
3º Muita atenção às movimentações dos homens da frente, que muito dificilmente se irão entregar à marcação.
4ºAposta em transições rápidas defesa-ataque.
5ºFuncionar como um bloco defensivamente. Se os 11 jogadores da Briosa não defenderem será muito complicado trazer pontos de olhão.

Espero que seja um bom jogo!

Cumprimentos

1 comentário:

  1. Muitos Parabéns António e muito obrigado pelo primeiro artigo enviado ter sido de grande qualidade ;)

    Prometo também que vou arranar um tempinho para ver se escrevo algo para o teu Trio Galático.

    Abraço

    ResponderEliminar