quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Não se chamará o nosso problema Rogério Gonçalves?

A questão aqui é simples e rudimentar, e não há muito por onde discutir sobre este assunto.
De que assunto se trata? Rogério Gonçalves!










Foi neste mercado de Verão de 2009 que todos os Academistas souberam de uma notícia que sem dúvida os desagradou e os entristeceu: a saída de Domingos Paciência do comando técnico da nossa Briosa. Notícia que, já há muito era expectável, pois todos sabiamos que mais ano menos anos iria acabar por se suceder. Domingos que esteve em Coimbra como comandante da equipa da Briosa durante dois anos. Começou com a fama de ser o mal amado mas com o passar dos tempos mostrou-se um treinador de ideias inovadoras e mostrou que poderia tornar uma equipa de "manutenção" numa quase Europeia.

Domingos saiu e isso é que importa. Saiu pois queria um clube com um projecto mais ambicioso e Europeu. Saiu para Braga e estou certo que não só a mim, como a todos vocês, deixou muitas saudades. Foi nos meados de Junho que se soube que o sucessor de Paciência no comando técnico da Briosa seria Rogério Gonçalves. Eu, não pude esconder desde logo o meu desagrado comentando sempre que era a pior escolha possível. Já sabia que tipo de treinador estava aqui e que se está a afirmar. O típico treinador do "pontinho".

Começou o seu trabalho em Julho e fez algumas boas contratações, especialmente nestes últimos dias do defeso. O craque Amaury Bischoff, sem dúvida a melhor contratação, mas também, Nuno Coelho, João Ribeiro, Miguel Fidalgo e o azarento Bruno Amaro. Parece que este é o ano perfeito em termos de contratações. Jogadores jovens, portugueses e alguns até internacionais sub 21.

Surgiu o primeiro dia de campeonato. Um jogo em Braga ainda sem termos contratado Amaury, Nuno Coelho e João Ribeiro e a alinhar com um onze sem reforços. A Académica mostrou-se uma equipa lutadora, capaz de atacar mas mesmo assim muito defensiva para o que nos havia habituado. Conclusão: derrota!

No segundo jogo com o Paços, o primeiro em casa, os adeptos(poucos diga-se) que se deslocaram ao estádio para ver o primeiro jogo em casa sairam mais uma vez frustrados. Um empate sem sabor no ECC depois de estar a vencer por 1-o.

Depois, surgiu o primeiro grande duelo em casa frente ao Sporting. Uma equipa da Briosa muito defensiva, poucos ataques, poucos remates e um onze titular com muitas "invenções" para um jogo daquele calibre. Resultado, claro: Derrota por 2-0.

Agora, a minha primeira opinião sobre este treinador depois de analisar estes três jogos: Rogério é muito fraquinho, um treinador de segunda divisão. Joga para o "pontinho" quando normalmente quem o faz acaba sempre por perder. Para além disso, a Briosa já não é uma equipa de manutenção, é uma equipa que quer algo mais, quer chegar à Europa e de uma coisa estou certo. Não é com um treinador só com garganta e pouca prática que lá vamos chegar!

Temos um plantel jovem, português, promissor e repleto de qualidade. Temos de aproveitar este investimento feito em bons jogadores para atacarmos, mesmo não sendo este ano ou no próximo, mas em curto prazo, um lugar Europeu! Para isso, temos de começar por ter um treinador com uma mentalidade ambiciosa. Para mim, não é cedo para avaliar! Porque quando já tivermos a ver a qualidade de Rogério já devemos estar na segunda, e isso, nunca! Rogério não é treinador para nós e muito menos para o nosso belo plantel.

Isto é uma mera opinião, mas que tem muito fundamento.

Vamos Briosa, Tempo de Mudar! Acreditar em algo mais!

4 comentários:

  1. Caro amigo,
    Penso que temos de dar mais tempo para julgar um treinador... Eu levei 2 anos a gostar do Sr. Jesualdo Ferreira.. Hoje digo que é um Mister!
    O tempo muito provavelmente te irá dar razão mas será que o vosso treinador ainda vos vai supreender? esta é a questão! Cumprimentos Meu caro relva!
    Quaresma_pt1

    ResponderEliminar
  2. Francisco,

    É verdade que com o Domingos Paciência eu passei da opinião de que era um flop para uma de que era grande treinador, porém, acho sinceramente que desta vez não vai acontecer.

    Passou pela Naval e esteve mal, passou pelo Braga e esteve mal e está na Académica mal.

    Acho que não é um treinador ao nosso nível, mas como dizes e bem, há que ver para crer, mas à primeira vista não é tecnino para nós.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Desculpe senhor JFBriosa mas nao concordo de todo com o que disse, o nosso treinador foi o 1º a conseguir subir a naval, que ate ao ano em que ele chegou à Naval o objectivo era a manutençao, e o rogerio conseguiu subir de divisao, em relaçao ao braga tambem discordo, o mister, saio do braga e estava em 4º lugar, que era esse o objectivo, e estava em todas as frente (taça de portugal, UEFA) e na uefa só perdeu um jogo, que foi contra a equipa que acabou por vencer a competiçao nesse ano (Sevilha).

    Eu acho que o Sr. Rogerio esta a fazer um bom trabalho á frente da briosa, a nossa equipa esta a trocar bem a bola o que no ano passado nao o fazia, só jogava em contra ataque, só temos de ter paciencia, os resultados já irao aparecer nao tenho duvida!

    Força Rogerio estou contigo!

    Briosa Sempre...

    ResponderEliminar
  4. Caro anónimo,

    Desde já obrigado por ler o meu blog. Apesar de não ter gostado do conteúdo do meu último artigo espero sinceramente que possa ser na mesma leitor assíduo aqui do meu espaço e que possa concordar com a minha opinião noutras ocasiões.

    Ficou o registo da sua discórdia. Eu pessoalmente acho que mesmo que se considere bom o trabalho que ele fez no Braga e Naval, o que não penso, acho que para uma equipa como a Briosa mais vale jogar mal e ganhar do que jogar bem e perder, não acha?

    Mas olhe, digo-lhe que, honestamente, que espero enganar-me redondamente quanto ao Rogério Gonçalves, porque, em primeiro, está sempre o sucesso da Mágica Briosa.

    Força Briosa!

    Cumprimentos Académicos

    ResponderEliminar