domingo, 28 de fevereiro de 2010
Onde estiveste, BRIOSA?
sábado, 27 de fevereiro de 2010
Villas Boas divulga convocados para o jogo frente ao Rio Ave
Lista de convocados:
Guarda-redes: 1- Rui Nereu; 12- Ricardo
Defesas: 4- Luiz Nunes; 5- Berger; 15- Orlando; 19- Pedrinho; 22- Emídio Rafael; 30- Pedro Costa; 55- Hélder Cabral
Médios: 8- Paulo Sérgio; 17- Cris; 20- André Fontes; 66- Nuno Coelho; 85- Diogo Gomes
Avançados: 11- Lito; 18- Sougou; 25- João Ribeiro; 27- Vouho; 32- Bibishkov
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010
André Villas Boas: “Jogo com o Rio Ave é desafio à nossa capacidade de triunfo”
O técnico dos “estudantes” destacou a qualidade individual da turma de Vila do Conde e afirmou que o encontro de domingo será um “desafio” à capacidade de triunfar da Briosa, sendo que será um jogo onde a Académica perceberá se é “legítimo ou não pensar chegar mais além”.
“Estão a um ponto de nós. O Rio Ave é uma equipa bem organizada defensivamente, muito competente. Tem talento individual com Vítor Gomes, Bruno Gama, André Vilas Boas, Fábio Faria, Sílvio… Podem-nos criar problemas e é um desafio à nossa capacidade de triunfar e se é legítimo ou não pensar mais além.”, começou por dizer.
André Villas Boas adiantou que os “estudantes” procurarão “manter a identidade” apresentada em Belém e voltou a frisar que não é normal uma equipa chegar frequentemente ao intervalo com uma vantagem de dois golos.
“O jogo no Restelo reflectiu um pouco a nossa identidade. Não é normal a frequência com que chegamos ao intervalo com uma vantagem de dois golos. Queremos manter isso mas não é fácil… Essa é a identidade que procuramos e queremos mantê-la durante 90 minutos para que possamos ambicionar outros voos, se é que é legítimo pensar neles.”, comentou.
O treinador da Académica salientou mesmo que o clube vive um período que é preciso “gerir com alguma cautela” pois existe o perigo de “viver com a ilusão de determinados objectivos”, recordando para isso os exemplos do próximo adversário dos “estudantes”, o Rio Ave, e também do Nacional. Talvez por isso, André Villas Boas prefere pensar “jogo a jogo” e lembra que a realidade da Briosa é a permanência.
“Precisamos de gerir esta situação com alguma cautela. Durante alguns períodos de jornadas podemos viver com a ilusão de determinados objectivos. O Nacional e o Rio Ave viveram essa ilusão, por exemplo. O rendimento que temos, apesar de ser bom, não é suficiente para esse tipo de objectivos. A nossa realidade é a permanência e só podemos pensar jogo a jogo. Quanto formos mais regulares no rendimento, podemos partir para outros voos.", referiu.
Villas Boas e a chamada de três jogadores à Selecção: “Isso é fruto do trabalho colectivo”
No dia em que foi conhecida a lista de convocados para a Selecção Nacional sub-23, a Académica ficou a saber que três dos seus jogadores fazem parte dos planos de António Simões para o próximo compromisso de Portugal.
Instado a comentar esse facto, André Villas Boas falou do “prazer muito grande” mas lembra que tudo isso “é fruto do trabalho colectivo", adiantando que há outros jogadores que podem também ser chamados pelas respectivas selecções, como é o caso de Berger.
“É um prazer muito grande. O colectivo fez potenciar o rendimento individual desses três jogadores que foram chamados. Há outros que estão na mira e que têm vindo a ser observados e isso é fruto de um trabalho colectivo que foi premiado. Neste momento foram três, mas esperamos que no futuro o Berger seja capaz de chegar à selecção da Áustria. A manter este nível exibicional e de rendimento poderemos até esperar um interesse exagerado por alguns jogadores nossos no mercado de Verão. Na minha óptica tudo isto se deve ao colectivo.”, frisou.
O técnico dos “estudantes” analisou ainda a renovação do capitão Orlando e elogiou a união do grupo de trabalho, afirmando que até à data só encontrou um grupo que mostra a “dinâmica” da Briosa.
“Dentro de um projecto de continuidade deste grupo de trabalho, o que é muito importante, vejo isso com muito agrado. Recordo-me apenas de um grupo de trabalho onde estive inserido que estivesse ao nível deste, que foi o do FC Porto vencedor da Taça UEFA e campeão nacional. É difícil encontrar grupos com esta dinâmica e união e encontrei-os aqui, depois de ter passado em grupos com grande qualidade e com grandes jogadores. Quanto mais os mantivermos aqui, melhor, mas não podemos descurar a óptica de sermos um clube vendedor.”, lembrou.
Académica e Rio Ave encontram-se no próximo domingo, pelas 16:00, no Estádio Finibanco Cidade de Coimbra, numa partida que será apitada por Luís Catita, da AF Évora.
Emídio Rafael, Nuno Coelho e João Ribeiro convocados para a Selecção Sub-23
Os "estudantes" são mesmo o clube mais representado na lista de convocados, a par do FC Porto e do Sporting, que levam também três jogadores à selecção portuguesa.
As chamadas de Emídio Rafael, Nuno Coelho e João Ribeiro, que curiosamente chegaram à Briosa no início da presente temporada, premeiam sobretudo a forma como a equipa se tem exibido na Liga Sagres. André Villas Boas já por várias vezes disse em conferência de imprensa que um bom desempenho colectivo acaba por ser benéfico para os jogadores em termos individuais, uma afirmação que tem nesta convocatória a prova perfeita.
Para além do mais, é notória a aposta da Académica em jovens jogadores portugueses, pela que a chamada dos três atletas à Selecção Nacional mostra que este é o caminho a seguir por parte dos "estudantes". António Simões não teve dúvidas em avaliar a qualidade de Emídio Rafael, Nuno Coelho e João Ribeiro e com isso ganha a Académica enquanto colectivo.
![]() |
Os jogadores da Académica, Emídio Rafael, Nuno Coelho e João Ribeiro foram chamados por António Simões para se juntarem aos trabalhos da Selecção Nacional Sub-23, que irá preparar o International Challenge Trophy, onde a equipa das equipas tem encontro marcado com o País de Gales, no dia 3 de Março.
Os "estudantes" são mesmo o clube mais representado na lista de convocados, a par do FC Porto e do Sporting, que levam também três jogadores à selecção portuguesa.
As chamadas de Emídio Rafael, Nuno Coelho e João Ribeiro, que curiosamente chegaram à Briosa no início da presente temporada, premeiam sobretudo a forma como a equipa se tem exibido na Liga Sagres. André Villas Boas já por várias vezes disse em conferência de imprensa que um bom desempenho colectivo acaba por ser benéfico para os jogadores em termos individuais, uma afirmação que tem nesta convocatória a prova perfeita.
Para além do mais, é notória a aposta da Académica em jovens jogadores portugueses, pela que a chamada dos três atletas à Selecção Nacional mostra que este é o caminho a seguir por parte dos "estudantes". António Simões não teve dúvidas em avaliar a qualidade de Emídio Rafael, Nuno Coelho e João Ribeiro e com isso ganha a Académica enquanto colectivo.
![]() |
Jogadores "contentes" por representarem a Selecção
O site oficial da Académica esteve hoje à conversa com os jogadores chamados por António Simões para a Selecção Nacional sub-23 e todos eles manifestaram o seu contentamento e orgulho por vestirem a camisola das quinas.
"Ir à Selecção é sempre uma sensação muito boa. Vamos três jogadores da Académica e é importante salientar isso. É um orgulho estar na selecção e será sempre uma meta na minha carreira", disse Nuno Coelho.
João Ribeiro falou também da sua felicidade em voltar a ser convocado depois de algum tempo de ausência.
"Já há algum tempo que não ia, quase há três anos... Poder regressar e trabalhar com pessoas que conheço é sempre bom e é uma meta a atingir na carreira. Esse é um dos grandes objectivos.", adiantou.
Para terminar, também o lateral esquerdo Emídio Rafael comentou a sua chamada à Selecção Nacional e agradeceu aos colegas de equipa, pois sem eles nada seria possível.
"Estou muito satisfeito. Temos feito um bom trabalho na Académica, e sem os meus colegas de equipa era difícil chegar à Selecção. Jogo na Académica e por isso ser convocado para representar Portugal será sempre um objectivo", disse.
Para o encontro frente aos galeses, que será disputado no dia 3 de Março, em Fátima, pelas 15:00, António Simões chamou 18 jogadores. A saber:
Académica: Emídio Rafael, João Ribeiro e Nuno Coelho;
Benfica: Fábio Coentão;
Bolton Wanderers: Vaz Té;
Celta de Vigo: Vasco Fernandes;
FC Porto: Ruben Micael, Miguel Lopes, Nuno André Coelho;
PAOK: Vieirinha;
Rio Ave: Bruno Gama e Vítor Gomes;
Sporting: Rui Patrício, Saleiro e Yannick;
Toulouse: Paulo Machado;
Valladolid: Pelé;
Vitória de Setúbal: Mário Felgueiras.
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010
Futebol: Orlando renova por duas épocas
O capitão da Académica, Orlando, renovou hoje o seu vínculo com os "estudantes" por mais duas épocas, continuando assim ligado à Briosa até à temporada 2011/2012. O central da Académica esteve à conversa com o site oficial do clube, onde expressou o seu contentamento por ter chegado a acordo com o clube de Coimbra, deixando ainda um repto aos Sócios e adeptos da Briosa. "Estou satisfeito por ter renovado. Tenho tido um percurso positivo na Académica e estou feliz por continuar aqui mais dois anos. Espero que os adeptos nos continuem a apoiar... Como capitão, tenho a dizer que o plantel tudo vai fazer para conseguir bons resultados. Sem o apoio dos nossos adeptos, não somos ninguém", disse. Orlando falou ainda da temporada que a Académica se encontra a realizar na presente edição da Liga Sagres, salientando que o clube está no "bom sentido". "Estamos no bom sentido, estamos próximos de garantir o primeiro objectivo e depois vamos encarar os próximos jogos com mais tranquilidade", finalizou. |
Diogo Gomes: “Fazer tudo para conseguir os três pontos”
“Vamos procurar fazer um bom jogo, entrar concentrados para sair com um resultado positivo. Sabemos que vai ser difícil, mas estamos num bom momento. Se vencermos quase garantimos a manutenção. Temos tudo para ganhar ao Rio Ave e vamos fazer tudo para conquistar os três pontos.”, começou por dizer.
O número 85 da Académica afirmou ainda que o grupo de trabalho tem a consciência de que os lugares que dão acesso à Europa estão agora mais perto, mas prefere pensar “jogo a jogo” para tentar atingir essas posições “naturalmente”.
Diogo Gomes tem sido opção no onze titular de André Villas Boas mas o brasileiro recorda que sempre trabalhou “no máximo” e que o seu objectivo passará sempre por “ajudar a Académica a conseguir resultados positivos”.
“Fico feliz por jogar. Trabalho sempre no máximo e quando as coisas correm bem ficamos felizes e orgulhosos. Vou dar o máximo para dar sequência a isso. É difícil conseguir uma sequência de jogos mas agora atingi isso e está a correr bem. Só quero ajudar a Académica a conseguir resultados positivos.”, afirmou.
O médio dos “estudantes” comentou ainda uma possível renovação com o clube e adiantou que se ficar em Coimbra será um homem feliz. “Estou adaptado, tenho aqui os meus amigos e gosto da cidade.”, terminou.
A Académica recebe o Rio Ave no próximo domingo, pelas 16:00, no Estádio Finibanco Cidade de Coimbra, numa partida que será apitada por Luís Catita, da AF Évora.
O jogador da Académica, Diogo Gomes, esteve hoje na sala de imprensa da Academia Dolce Vita para fazer a antevisão da partida com o Rio Ave. Aos jornalistas presentes, o médio brasileiro avisou que a Briosa irá “fazer tudo para conseguir os três pontos”, até porque uma vitória poderá colocar os “estudantes” numa situação muito favorável no que respeita à manutenção.
“Vamos procurar fazer um bom jogo, entrar concentrados para sair com um resultado positivo. Sabemos que vai ser difícil, mas estamos num bom momento. Se vencermos quase garantimos a manutenção. Temos tudo para ganhar ao Rio Ave e vamos fazer tudo para conquistar os três pontos.”, começou por dizer.
O número 85 da Académica afirmou ainda que o grupo de trabalho tem a consciência de que os lugares que dão acesso à Europa estão agora mais perto, mas prefere pensar “jogo a jogo” para tentar atingir essas posições “naturalmente”.
Diogo Gomes tem sido opção no onze titular de André Villas Boas mas o brasileiro recorda que sempre trabalhou “no máximo” e que o seu objectivo passará sempre por “ajudar a Académica a conseguir resultados positivos”.
“Fico feliz por jogar. Trabalho sempre no máximo e quando as coisas correm bem ficamos felizes e orgulhosos. Vou dar o máximo para dar sequência a isso. É difícil conseguir uma sequência de jogos mas agora atingi isso e está a correr bem. Só quero ajudar a Académica a conseguir resultados positivos.”, afirmou.
O médio dos “estudantes” comentou ainda uma possível renovação com o clube e adiantou que se ficar em Coimbra será um homem feliz. “Estou adaptado, tenho aqui os meus amigos e gosto da cidade.”, terminou.
A Académica recebe o Rio Ave no próximo domingo, pelas 16:00, no Estádio Finibanco Cidade de Coimbra, numa partida que será apitada por Luís Catita, da AF Évora.
in site oficial
Luís Catita apita Académica vs Rio Ave
Luís Martins Catita da Silva, de 34 anos, pertence à Associação de Futebol do Évora e, para além de ser árbitro de futebol, é também guarda da PSP.
De salientar ainda que Luís Tavares e Luís Cabral serão os árbitros auxiliares para este jogo.
in site oficial
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010
Vamos apoiar a Briosa!

Villas-Boas estaria na Europa
Já se sabe que a entrada de André Villas-Boas para o comando técnico da Académica tem sido bastante positiva, bastando para tal observar a recuperação classificativa que a equipa fez, pois foi com a sua chegada que os estudantes abandonaram a posição de lanterna vermelha e saltaram para fora da zona de despromoção.
Os números, paulatinamente, têm vindo a reforçar essas evidentes melhorias da Briosa. Se nas primeiras sete jornadas da Liga Sagres os academistas tinham apenas três pontos - resultantes de outros tantos empates -, o que levou Rogério Gonçalves a ser demitido -, a verdade é que 13 jornadas depois a Académica já tem um total de 23 pontos, o que lhe permite estar numa situação bem mais tranquila, tendo, nesta altura, mais oito pontos que o 15º classificado, Leixões, e apenas a quatro pontos do quinto posto, ocupado pelo Leiria.
As contas não são difíceis de fazer e entre a oitava jornada - que marcou a estreia de Villas-Boas - e a 20ª, a turma da cidade do Mondego somou uns óptimos 20 pontos. E a verdade é que durante esse período só quatro equipas da Liga Sagres conseguiram fazer melhor, sendo que o Leiria igualou a Briosa: o Benfica somou 30 pontos, Braga e FC Porto contabilizaram 27 e o Guimarães, 21. Quer isto dizer, que se só contasse a "era André Villas-Boas" a Académica estaria, nesta altura, claramente "metida" na luta por um lugar de acesso à Liga Europa. É um facto que matematicamente tal até é possível, isto quando vai arrancar o último terço do campeonato, mas a entrada em falso na competição impede uma maior estabilidade.
E os números explicam-se com a óptima prestação caseira (apenas uma derrota nestas 13 rondas diante o Sporting de Braga) e a capacidade de, finalmente, começar a triunfar como visitante, como aconteceu em Alvalade e, mais recentemente, no Restelo, curiosamente ambas por 1-2. Outro dado importante é a pontaria dos capas negras. São 26 os golos marcados até ao momento, uma marca apenas superada pelos três primeiros e pelo Marítimo, sendo que 21 foram festejados no "reinado" de Villas-Boas.
Briosa trouxe três pontos e mais dois lesionados
O triunfo frente ao Belenenses, no Restelo, pode ser decisivo para as contas da permanência. Mas, para além dos três pontos, a Académica trouxe ainda para Coimbra... dois lesionados. Vouho, que até inaugurou o marcador (foi o seu primeiro golo com a camisola academista), abandonou mais cedo o relvado após sofrer um toque de um adversário nas costas, enquanto Emídio Rafael também deixou o relvado prematuramente por causa de uma entorse na tibiotársica direita.
Factos e números
Duas vitórias fora
São duas as vitórias da Académica como visitante e ambas, curiosamente, aconteceram na capital e por 1-2. As "vítimas" foram o Sporting e o Belenenses.
Uma derrota caseira
Na "era Villas-Boas", os estudantes só sofreram uma derrota no Estádio Cidade de Coimbra. O "carrasco" foi o Braga de Domingos Paciência, que tinha orientado a Briosa na época anterior.
Último à sétima
Nas primeiras sete jornadas da Liga Sagres, a Académica tinha apenas três pontos e ocupava o último lugar da tabela classificativa. Agora, com 20 rondas disputadas, soma 23 e é 11ª classificada.
Seis de Sougou
Sougou é o jogador mais concretizador da Académica desde a chegada de André Villas-Boas. À sua conta apontou seis golos. Atrás dele seguem dez companheiros. Tiero e Lito estão em segundo lugar, ambos com três golos.
in ojogo.pt
______________________________
É bom ver que ja começam a reconhecer o potencial de BRIOSA.
Mas antes de irmos a Europa temos de ter uma equipa bem estavel e nao criar euforias em excesso.
Eu prefiro estarmos 2 ou 3 anos longe da Europa mas criar um plantel bem estavel e sem grandes mudanças todas as epocas e depois aí sim irmos a Europa.
Nao é grande ideia conseguirmos a Europa esta época e para a proxima perdermos as nossas melhores pedras, falo por exemplo de Sougou, Orlando, Tiero e Joao Ribeiro, todos eles de saida por termo de contrato a exepçao de Joao Ribeiro por findo o emprestimo.
Criar boas bases é altamente importante.
FORÇA BRIOSA
Emídio e Vouho de novo «operacionais»
Por Francisco Frederico
A Académica voltou esta quarta-feira aos treinos, para preparar a recepção ao Rio Ave, este domingo, num encontro que, em caso de vitória, colocará os estudantes muito perto do limiar de pontos teoricamente necessários para selar a manutenção na Liga. Ao mesmo tempo, atendendo ao que falta para o final do campeonato, a Briosa poderá começar a ambicionar uma classificação mais alta, no sentido de igualar ou superar o sétimo lugar alcançado na época passada, com Domingos Paciência.
A novidade da sessão prendeu-se com o retorno ao trabalho sem limitações de Emídio Rafael e Vouho, jogares que haviam abandonado o último encontro, com o Belenenses, devido a lesões, uma entorse na articulação tibiotársica, no caso do defesa, e um traumatismo no caso do avançado.
Ambos os atletas participaram no treino sem problemas e são opção para o embate diante dos vila-condenses, ao contrário de Éder, que continua condicionado, Miguel Fidalgo e Bruno Amaro, também ainda em recuperação.in maisfutebol.iol.pt
Académica: Berger acredita no regresso à selecção da Áustria
Central tem sido observado pelo seleccionador Dietmar ConstantiniPor Francisco FredericoA vida corre às mil maravilhas para Markus Berger. O central da Académica cumpriu diante do Belenenses o 20º jogo da época (só começou a jogar com a chegada de André Villas Boas, em Outubro), marcou um dos golos da vitória, o segundo da temporada, e com exibições convincentes até já despertou o interesse do seleccionador da Áustria, Dietmar Constantini.
«Sei que já me observou e disseram-me que irá voltar. É um grande desejo meu voltar a representar o meu país [foi internacional pelas camadas jovens], um motivo de orgulho e um sonho, como qualquer jogador», confessa ao Maisfutebol, repartindo o sucesso com o seu treinador: «Fazemos sempre bons treinos, trabalhamos bem, e isso ajuda os jogadores. Neste momento, há vários em bom nível, não sou só eu.»
Berger não consegue determinar se esta está a ser a sua melhor temporada de sempre, pois já foi vice-campeão na Áustria, ao serviço do Ried, jogando quase todas as partidas, mas sabe que quanto mais longe chegar a Briosa, melhor será para os seus atletas. «Atingimos os 23 pontos e talvez possamos ambicionar a algo mais. Se vencermos o Rio Ave, para a semana, em casa, ficaremos com mais hipóteses», admite sem, contudo, apontar baterias explicitamente à Liga Europa.
Golo ensaiado nos treinos
O central dos estudantes está a tornar-se num especialista em finalizar após situação de bola parada. No Restelo foi a partir de um canto, mas também já tinha marcado de livre indirecto, em Paços de Ferreira, só que, desta feita, o golo de nada valeria pois os «castores» deram a volta ao resultado (2-1).
Agora com mais três pontos «oferecidos» à equipa, o cabeceamento fulgurante terá mais razões para ser recordado pelo austríaco, que revela alguns segredos da jogada: «Foi o fruto do nosso trabalho colectivo nos treinos. Ensaiámos aquele lance durante a semana e, já nessa altura, eu tinha feito golo. É muito gratificante conseguir colocar em prática aquilo que se trabalha durante a preparação para o jogo.»
Proscrito com Domingos e Rogério Gonçalves
A ascensão de Berger em Portugal tem sido feita a pulso. Sem oportunidades com Domingos Paciência - teve ainda dois desentendimentos com o técnico a quem chegou a acusar de querer destruir a sua carreira - e Rogério Gonçalves, apenas Villas Boas lhe reconheceu o potencial e não mais prescindiu dele no onze.
Sem querer prender-se ao passado, o defesa garante que sempre trabalhou da mesma forma - o próprio Domingos, pese os desencontros, sempre lhe reconheceu o elevado profissionalismo - e perspectiva um futuro risonho em Coimbra: «O momento actual é importante mas eu sempre trabalhei nos limites. Como qualquer jogador, tenho de acreditar nas minhas qualidades. A minha família, entre eles o meu irmão [Hans-Peter Berger, do Leixões], foram o meu grande suporte. Soube esperar pela minha oportunidade, aconteceu agora, estou muito contente e quero continuar assim. Renovei por duas épocas, gosto do país e da cidade, e quero ajudar a Académica.»in maisfutebol.iol.pt
terça-feira, 23 de fevereiro de 2010
Notas do Jogo
Pedro Costa - 3,5 - Uma boa surpresa no onze, foi dele a assistencia de esquerda para o primeiro Golo, Pedrinho é bom mas Pedro Costa nao lhe fica nada atras.
Orlando - 3 - Cumpriu bem a funçao.
Berger - 3 - Normalmente melhor que o Orlando desta vez tem a culpa no Golo sofrido, podia ter feito melhor, deixou o Yontcha fazer o suficiente para rematar.Voltou a marcar de cabeça.
Emidio Rafael - 2- Nao teve tempo para muito.
Nuno Coelho - 3,5 - Esta a cumprir bem o que faz, quando começou a epoca era muito tapado, passes para o mais proximo e quase sempre para tras, começa a demonstrar que sabe fazer mais que isso, começou algumas jogadas de ataque saindo e com alguns bons passes para frente. Se continuar assim temos um novo Nuno Piloto.
Cris - 3 - Jogo regular para o medio, esta epoca anda uns furos abaixo do que é capaz, é capaz de seguramente de melhor.
Diogo Gomes - 4 - Como tem crescido este jogador, ha tanto tempo na Briosa e so ultimamente tem demonstrado que sabe jogar e bem.
Joao Ribeiro - 3,5 - Voltou a mostrar que merece ficar depois do emprestimo, boa velocidade, boa tecnica. Pode vir a ser um grande jogador.
Sougou - 3,5 - Outro bom jogo da Gazela.
Vohou - 3,5 - Fez um belo golo, mas teve oportunidades para mais e melhor, tomara ao Eder ter tido assim tantas.
Helder Cabral - 2,5 - Soube cumprir, mas se Emidio Rafael tiver de ficar de parte para o Rio Ave preferia o Pedro Costa ao Helder Cabral.
Paulo Sergio - 2,5 - Nao teve tempo para muito mas esteve bem, o fisico dele bem ajuda.
Lito - 1 - Nao teve tempo para muito, mas demonstrou claramente que ja nao luta para titulariedade. Sinceramente esperava que entrasse o Bibi.
No geral a equipa esteve bem, mas voltou a demontrar que se esquece sempre da segunda parte, na primeira fomos bem superiores na segunda nem tanto.
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010
Obrigado Vilas Boas!

Briosa Ganha
Ricardo e Lito levaram amarelo.
Em relaçao ao jogo anterior Pedro Costa jogou no lugar de Pedrinho e Cris no lugar de Tiero, ainda nao foi desta que Bibi jogou.
Nota positiva para Diogo Gomes.
Amanha notas individuais e da equipa.
domingo, 21 de fevereiro de 2010
Villas Boas divulga convocados para o jogo frente ao Belenenses
10-02-21 13:12

![]() | O treinador da Académica, André Villas Boas, divulgou hoje a lista de convocados para o jogo frente ao Belenenses, agendado para amanhã, segunda-feira, pelas 20:15, no Estádio do Restelo, em Lisboa. Lista de convocados: Guarda-redes: 1- Rui Nereu; 12- Ricardo Defesas: 2- Amoreirinha; 5- Berger; 15- Orlando; 19- Pedrinho; 22- Emídio Rafael; 30- Pedro Costa; 55- Hélder Cabral Médios: 8- Paulo Sérgio; 17- Cris; 20- André Fontes; 66- Nuno Coelho; 85- Diogo Gomes Avançados: 11- Lito; 18- Sougou; 25- João Ribeiro; 27- Vouho; 32- Bibishkov in site oficial |
sábado, 20 de fevereiro de 2010
André Villas Boas quer conquistar os três pontos no Restelo
10-02-20 13:56

![]() |
1
O treinador da Académica, André Villas Boas, esteve hoje na sala de imprensa do Estádio Finibanco Cidade de Coimbra onde fez a antevisão da partida com o Belenenses, agendada para a próxima segunda-feira, pelas 20:15, no Estádio do Restelo. O técnico dos “estudantes” avisou que a “predisposição mental” da Académica será sempre a vitória, comentando ainda as mensagens que o Belenenses tem transmitido no decorrer da semana, onde afirmam que a partida com a Briosa poderia ser decisiva para os homens de Belém. “A nossa predisposição mental será sempre para ganhar. Falta-nos fazer uma gestão do lado emocional do jogo, perante estas mensagens de ansiedade que estão a ser transmitidas pelo Belenenses, que na minha óptica não facilitam a tarefa que têm pela frente. Eles têm transmitido durante a semana mensagens de que este jogo poderia ser a última oportunidade. Não sei se essa é a estratégia correcta ou não, o único aspecto que importa referir é que temos a mesma ansiedade agora do que no jogo com o Sporting. O facto de o Belenenses assumir este jogo como a última oportunidade, esse tanto querer pode sair caro…”, começou por dizer Villas Boas. O treinador da Académica salientou que a equipa de António Conceição tem de encontrar a “regularidade” para fugir aos últimos lugares e referiu que para o Belenenses “não basta ganhar à Académica para acreditar na manutenção”. “Na minha óptica este jogo não é decisivo para o Belenenses, por muito ou pouco público que possa estar. Eles não se podem esquecer que basta ganhar à Académica para acreditar na manutenção. Têm de encontrar a sua regularidade no resto das jornadas e não estão inseridos em nenhum drama. Registámos o sentido que eles estão a dar ao jogo e vamos montar a nossa estratégia de acordo com isso.”, continuou. André Villas Boas sabe que não poderá contar com o médio Tiero, que irá cumprir o primeiro de dois jogos de castigo que tem pela frente, mas diz que há “jogadores prontos” para o substituir, apesar de admitir a “importância e influência” que o ganês tem no colectivo. “O Tiero é um jogador influente e importante na equipa. A sua ausência pode vir a ter um peso acentuado no rendimento colectivo. Temos jogadores prontos para responder e esperamos que o colectivo que iremos apresentar possa ser suficiente para colmatar a ausência de um jogador como o Tiero. Temos gente de bom nível, que viram na Taça da Liga, que renderam muito bem no meio campo… Esperamos que estejam à altura do jogo.”, salientou. André Villas Boas foi ainda instado a comentar a possibilidade de a Académica atingir o 7º lugar conquistado na época passada, mas o treinador da Briosa diz que isso “não é o mais importante neste momento”, confessando contudo que os “pequenos detalhes” têm prejudicado os “estudantes” na obtenção desse lugar. “Tem ficado mais difícil chegar a esse lugar por pequenos detalhes que nos têm penalizado porque achamos que temos vindo a ser superiores do que a maior parte das equipas, mas esses detalhes fazem a diferença. Perdemos em Leiria, na Madeira e contra o Paços por causa disso. À 7ª jornada, tínhamos 3 pontos, não é uma crítica mas é a realidade. O objectivo do 7º lugar é atingível mas não vale a pena sonhar muito alto quando colectivamente estamos bem mas esses detalhes têm-nos penalizado. Temos é de garantir a manutenção o mais rápido possível, o 7º lugar teria uma sabor especial mas não é o mais importante neste momento.”, terminou. A Briosa viaja até ao Restelo para defrontar o Belenenses na segunda-feira, pelas 20:15, numa partida que será apitada por Vasco Santos, da AF Porto. in site oficial |
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010
AAC/OAF: Pedro Roma distinguido com o Prémio Carreira
![]() | A Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra vai homenagear hoje Pedro Roma entregando-lhe o Prémio Carreira, numa cerimónia que decorre esta tarde no Pavilhão 3 do Estádio Universitário de Coimbra. Pedro Roma é um nome incontornável da Académica e perdurará certamente nos livros da História da Briosa, não só por todos os anos em que defendeu e continua a defender os interesses do clube, mas também por toda a dedicação e empenho que lhe são reconhecidos. Para além disso, Pedro Roma simboliza também a tradição do jogador-estudante da Académica, o que o torna uma referência para a cidade de Coimbra e para a sua Academia, conferindo ainda mais justiça a este prémio. A entrega do Prémio Carreira a Pedro Roma insere-se nas comemorações do Dia da Faculdade, que hoje celebra o seu 18º aniversário. in site oficial |
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010
Novas da Briosa
Tiero foi suspenso durante dois jogos, perderá assim o jogo com o Belenenses e com o Rio Ave.
Krum Bibishkov ja pode jogar e Bruno Amaro ja começa aos poucos a treinar.
Num jogo treino com o satelite Tourizense ganhamos 2-0.
segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010
domingo, 14 de fevereiro de 2010
Briosa "perde" 2 pontos

sábado, 13 de fevereiro de 2010
Villas Boas divulga convocados para o jogo frente ao Olhanense
![]() | O treinador da Académica, André Villas Boas, divulgou hoje a lista de convocados para o jogo frente ao Olhanense, agendado para amanhã, domingo, pelas 16:00, no Estádio Finibanco Cidade de Coimbra. Lista de convocados: Guarda-redes: 1- Rui Nereu; 12- Ricardo Defesas: 2- Amoreirinha; 5- Berger; 15- Orlando; 19- Pedrinho; 22- Emídio Rafael; 55- Hélder Cabral Médios: 8- Paulo Sérgio; 17- Cris; 20- André Fontes; 28- Jonathan Bru; 33- Tiero; 66- Nuno Coelho; 85- Diogo Gomes Avançados: 6- Amessan; 11- Lito; 25- João Ribeiro; 27- Vouho in site oficial |
Vamos apoiar a Briosa!

TUDO AO ESTÁDIO!
quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010
Sou de um clube diferente!
quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010
Não merecíamos isto. Porto 1- Académica 0
Este jogo é para ganhar!
terça-feira, 9 de fevereiro de 2010
Visitantes do Blog com confiança no nosso treinador
Sim, sem dúvida | 33 (50%) |
Está no bom caminho | 30 (45%) |
Não, não é treinador para a Briosa | 3 (4%) |
20 autocarros à frente da baliza e David contra Golias.
Villas Boas divulga convocados para o jogo frente ao FC Porto
Lista de convocados:
Guarda-redes: 1- Rui Nereu; 12- Ricardo
Defesas: 2- Amoreirinha; 5- Berger; 15- Orlando; 19- Pedrinho; 22- Emídio Rafael; 30- Pedro Costa; 55- Hélder Cabral
Médios: 17- Cris; 28- Jonathan Bru; 33- Tiero; 66- Nuno Coelho; 85- Diogo Gomes
Avançados: 11- Lito; 18- Sougou; 25- João Ribeiro; 27- Vouho
in site oficial
A frase lapidar
segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010
Nomeado o Juiz

É já conhecida a equipa de arbitragem para o jogo decisivo de quarta-feira. Pedro Proença é o árbitro principal, os restantes pode consultar aqui.
Do Bluff ao excesso de confiança.
Agora, «vamos pintar o Dragão com o preto do nosso coração»


domingo, 7 de fevereiro de 2010
Extraordinária Briosa!

Sougou vai poder jogar na Taça da Liga
sábado, 6 de fevereiro de 2010
Reacções a pensar no Dragão
Sporting 1- BRIOSA 2
Nova AG é necessária.
Estatutos começaram a ser
aprovados mas… aos soluços
A Assembleia Geral começou atrasada e o facto da alteração dos estatutos
ser discutida ponto por ponto leva a que novo plenário tenha de ser marcado
Ponto prévio. Num dia tão importante para a vida do clube ou não estivessem em discussão as alterações aos estatutos do clube não foi propriamente exemplar a hora a que começou a Assembleia Geral (AG) da Académica/OAF, de ontem à noite, que teve lugar no auditório do Estádio Cidade de Coimbra. É que marcada para as 20h00 – só começaria a essa hora se estivesse presente metade dos associados -, a reunião devia ter início 60 minutos depois, caso, nessa altura, estivessem reunidos meia centena de sócios. Só começou às 21h33!
A verdade é que apesar de não ter sido muito concorrida, a AG foi bastante discutida, com os novos estatutos a serem votados ponto por ponto, sendo que a proposta principal partiu da direcção, depois de ter sido criada há mais de um ano uma comissão para o efeito. A discussão foi demorada, com alguns dos pontos a motivarem mais discordância do que outros, como aconteceu no ponto 2 (designação de AAC-OAF) do artigo 1.o, em que um dos associados questionou se realmente existiu uma assembleia magna para a efectivação de um protocolo entre a DG-AAC e a AAC-OAF que agora é mencionada nos novos estatutos.
Só para se ter uma ideia do tempo que demorou a troca de ideias, à meia-noite só estavam aprovados sete dos… 70 artigos que compõem aquela que é a “constituição” da Briosa. Perto da uma da madrugada, com oito pontos aprovados, o presidente da mesa da AG, Paulo Mota Pinto, determinou fim da reunião ficando de agendar, oportunamente, nova reunião para discutir os restantes 60 pontos em análise.
O último ponto ontem aprovado prevê a possibilidade da Académica ter um segundo equipamento alternativo, além do branco. Uma questão algo polémica no seio dos adpetos mais tradicionalistas (quando há uns anos se falou em equipar em azul bebé levantaram-se de imediato vozes de contestação) mas que pode levar a um aumento de receitas. A cor, essa, ficou para ser definida pela Direcção mas obriga à consulta prévia de Direcção Geral da AAC, Conselho Académico e Assembleia Geral do OAF.
O plenário ficou ainda marcado por uma divergência entre Paulo Mota Pinto, e o associado Luís Santarino, o que levou o primeiro a interromper a sessão durante 15 minutos, sendo os trabalhos, posteriormente, retomados, embora tenha havido necessidade de nova contagem, pois o número não era muito superior aos 50 necessários.
NOTÍCIA RETIRADA DO DIÁRIO DE COIMBRA
sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010
Lista de Convocados
Defesas: Amoreirinha; Berger; Orlando; Emídio Rafael; Pedro Costa; Hélder Cabral.
Médios: Cris; André Fontes; Jonathan Bru; Tiero; Nuno Coelho; Diogo Gomes.
Assembleia Geral de Associados: Convocatória
1. Apreciação e votação da Proposta de Alteração Estatutária (a referida Proposta de Alteração dos Estatutos encontra-se disponível para consulta dos Sócios no Site da AAC-OAF – www.academica-oaf.pt);
2. Informações.
Caso não esteja presente o quorum previsto no artigo 62.º, n.º 1, dos Estatutos, a Assembleia funcionará a partir das 21h00, com um mínimo de cinquenta Associados.
Coimbra, 20 de Janeiro de 2010
O Presidente da Assembleia Geral
Paulo Mota Pinto
Estatutos da Associação Académica de Coimbra/Organismo Autónomo de Futebol:
Artigo 62.º, n.º 1 – A Assembleia Geral só funciona com poderes deliberativos em primeira convocação, com metade pelo menos, dos seus sócios efectivos.
§ único – Não estando presente o quorum referido, a assembleia funcionará uma hora depois e até às duas horas do dia seguinte, com um mínimo de cinquenta associados e se tal constar do aviso
convocatório.
quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010
O futuro da Académica..

Aproveitar o descontrolo do adversário.
quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010
Primeiro, é para ir ganhar a Alvalade!


Sporting vs Académica - 18ª Jornada da Liga Sagres
Data: 6 de Fevereiro, pelas 19:15
Local: Estádio José de Alvalade, em Lisboa
Árbitro: -
Bancadas- Preços | |
Central Poente Superior- 20€ | |
Central Nascente Superior- 20€ | |
Lateral Poente Superior- 15€ | |
Lateral Nascente Superior- 15€ | |
Central Poente Inferior- 25€ | |
Central Nascente Inferior- 25€ | |
Lateral Poente Inferior- 20€ | |
Lateral Nascente Inferior- 20€* |
Nota: Segundo informa o site oficial do Sporting, o adepto que levar acompanhante pagará mais dois euros que o preço estipulado, sendo que o ingresso dará para os dois.
* Parece existir a possibilidade de se pagar apenas 10 euros (ou 12€) para a parte superior da Bancada Superior, que equivale à Bancada B.
Consulte por favor o site oficial da equipa lisboeta, em:
http://www.sporting.pt/Servicos/Bilhetes/Servicos_Bilhetes.asp
Obrigado ao João António pela chamada de atenção.