quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Académica: Berger acredita no regresso à selecção da Áustria

Central tem sido observado pelo seleccionador Dietmar ConstantiniPor Francisco Frederico



A vida corre às mil maravilhas para Markus Berger. O central da Académica cumpriu diante do Belenenses o 20º jogo da época (só começou a jogar com a chegada de André Villas Boas, em Outubro), marcou um dos golos da vitória, o segundo da temporada, e com exibições convincentes até já despertou o interesse do seleccionador da Áustria, Dietmar Constantini.

«Sei que já me observou e disseram-me que irá voltar. É um grande desejo meu voltar a representar o meu país [foi internacional pelas camadas jovens], um motivo de orgulho e um sonho, como qualquer jogador», confessa ao Maisfutebol, repartindo o sucesso com o seu treinador: «Fazemos sempre bons treinos, trabalhamos bem, e isso ajuda os jogadores. Neste momento, há vários em bom nível, não sou só eu.»

Berger não consegue determinar se esta está a ser a sua melhor temporada de sempre, pois já foi vice-campeão na Áustria, ao serviço do Ried, jogando quase todas as partidas, mas sabe que quanto mais longe chegar a Briosa, melhor será para os seus atletas. «Atingimos os 23 pontos e talvez possamos ambicionar a algo mais. Se vencermos o Rio Ave, para a semana, em casa, ficaremos com mais hipóteses», admite sem, contudo, apontar baterias explicitamente à Liga Europa.

Golo ensaiado nos treinos

O central dos estudantes está a tornar-se num especialista em finalizar após situação de bola parada. No Restelo foi a partir de um canto, mas também já tinha marcado de livre indirecto, em Paços de Ferreira, só que, desta feita, o golo de nada valeria pois os «castores» deram a volta ao resultado (2-1).

Agora com mais três pontos «oferecidos» à equipa, o cabeceamento fulgurante terá mais razões para ser recordado pelo austríaco, que revela alguns segredos da jogada: «Foi o fruto do nosso trabalho colectivo nos treinos. Ensaiámos aquele lance durante a semana e, já nessa altura, eu tinha feito golo. É muito gratificante conseguir colocar em prática aquilo que se trabalha durante a preparação para o jogo.»

Proscrito com Domingos e Rogério Gonçalves

A ascensão de Berger em Portugal tem sido feita a pulso. Sem oportunidades com Domingos Paciência - teve ainda dois desentendimentos com o técnico a quem chegou a acusar de querer destruir a sua carreira - e Rogério Gonçalves, apenas Villas Boas lhe reconheceu o potencial e não mais prescindiu dele no onze.

Sem querer prender-se ao passado, o defesa garante que sempre trabalhou da mesma forma - o próprio Domingos, pese os desencontros, sempre lhe reconheceu o elevado profissionalismo - e perspectiva um futuro risonho em Coimbra: «O momento actual é importante mas eu sempre trabalhei nos limites. Como qualquer jogador, tenho de acreditar nas minhas qualidades. A minha família, entre eles o meu irmão [Hans-Peter Berger, do Leixões], foram o meu grande suporte. Soube esperar pela minha oportunidade, aconteceu agora, estou muito contente e quero continuar assim. Renovei por duas épocas, gosto do país e da cidade, e quero ajudar a Académica.»

in maisfutebol.iol.pt

2 comentários:

  1. É um grande jogador e que sente o que é a Académica nota se que tem um carinho especial pela Briosa vai ser sem duvida mais um jogador historico da nossa grande indtituição. Força Briosa!

    ResponderEliminar
  2. Para mim é um dos melhores centrais em Portugal, ao nivel dos grandes, Sporting para mim de momento nao tem melhor, e o proprio titular do Porto ,o Rolando, para mim é de nivel inferior.

    ResponderEliminar