quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Villas-Boas estaria na Europa

Já se sabe que a entrada de André Villas-Boas para o comando técnico da Académica tem sido bastante positiva, bastando para tal observar a recuperação classificativa que a equipa fez, pois foi com a sua chegada que os estudantes abandonaram a posição de lanterna vermelha e saltaram para fora da zona de despromoção.

Os números, paulatinamente, têm vindo a reforçar essas evidentes melhorias da Briosa. Se nas primeiras sete jornadas da Liga Sagres os academistas tinham apenas três pontos - resultantes de outros tantos empates -, o que levou Rogério Gonçalves a ser demitido -, a verdade é que 13 jornadas depois a Académica já tem um total de 23 pontos, o que lhe permite estar numa situação bem mais tranquila, tendo, nesta altura, mais oito pontos que o 15º classificado, Leixões, e apenas a quatro pontos do quinto posto, ocupado pelo Leiria.

As contas não são difíceis de fazer e entre a oitava jornada - que marcou a estreia de Villas-Boas - e a 20ª, a turma da cidade do Mondego somou uns óptimos 20 pontos. E a verdade é que durante esse período só quatro equipas da Liga Sagres conseguiram fazer melhor, sendo que o Leiria igualou a Briosa: o Benfica somou 30 pontos, Braga e FC Porto contabilizaram 27 e o Guimarães, 21. Quer isto dizer, que se só contasse a "era André Villas-Boas" a Académica estaria, nesta altura, claramente "metida" na luta por um lugar de acesso à Liga Europa. É um facto que matematicamente tal até é possível, isto quando vai arrancar o último terço do campeonato, mas a entrada em falso na competição impede uma maior estabilidade.

E os números explicam-se com a óptima prestação caseira (apenas uma derrota nestas 13 rondas diante o Sporting de Braga) e a capacidade de, finalmente, começar a triunfar como visitante, como aconteceu em Alvalade e, mais recentemente, no Restelo, curiosamente ambas por 1-2. Outro dado importante é a pontaria dos capas negras. São 26 os golos marcados até ao momento, uma marca apenas superada pelos três primeiros e pelo Marítimo, sendo que 21 foram festejados no "reinado" de Villas-Boas.


Briosa trouxe três pontos e mais dois lesionados

O triunfo frente ao Belenenses, no Restelo, pode ser decisivo para as contas da permanência. Mas, para além dos três pontos, a Académica trouxe ainda para Coimbra... dois lesionados. Vouho, que até inaugurou o marcador (foi o seu primeiro golo com a camisola academista), abandonou mais cedo o relvado após sofrer um toque de um adversário nas costas, enquanto Emídio Rafael também deixou o relvado prematuramente por causa de uma entorse na tibiotársica direita.


Factos e números

Duas vitórias fora

São duas as vitórias da Académica como visitante e ambas, curiosamente, aconteceram na capital e por 1-2. As "vítimas" foram o Sporting e o Belenenses.

Uma derrota caseira

Na "era Villas-Boas", os estudantes só sofreram uma derrota no Estádio Cidade de Coimbra. O "carrasco" foi o Braga de Domingos Paciência, que tinha orientado a Briosa na época anterior.

Último à sétima

Nas primeiras sete jornadas da Liga Sagres, a Académica tinha apenas três pontos e ocupava o último lugar da tabela classificativa. Agora, com 20 rondas disputadas, soma 23 e é 11ª classificada.

Seis de Sougou

Sougou é o jogador mais concretizador da Académica desde a chegada de André Villas-Boas. À sua conta apontou seis golos. Atrás dele seguem dez companheiros. Tiero e Lito estão em segundo lugar, ambos com três golos.


in ojogo.pt

______________________________


É bom ver que ja começam a reconhecer o potencial de BRIOSA.

Mas antes de irmos a Europa temos de ter uma equipa bem estavel e nao criar euforias em excesso.

Eu prefiro estarmos 2 ou 3 anos longe da Europa mas criar um plantel bem estavel e sem grandes mudanças todas as epocas e depois aí sim irmos a Europa.

Nao é grande ideia conseguirmos a Europa esta época e para a proxima perdermos as nossas melhores pedras, falo por exemplo de Sougou, Orlando, Tiero e Joao Ribeiro, todos eles de saida por termo de contrato a exepçao de Joao Ribeiro por findo o emprestimo.

Criar boas bases é altamente importante.

FORÇA BRIOSA

3 comentários:

  1. Também acho cedo uma ida à Europa.
    Mas atenção que o Sougou só acaba contracto em 2011.

    ResponderEliminar
  2. Pelo desculpa entao pelo meu erro, estava convencido que era este ano.

    ResponderEliminar
  3. A chave do sucesso será inevitávelmente segurar o Villas Boas,caso contrário, regressaremos ao sofrimento do costume...
    Com o Villas Boas a preparar uma nova época iremos concerteza viver mais tranquilos desde o início, sem sobressaltos, e aí sim com grandes possibilidades de chegar aos lugares Europeus...
    Oxalá o Villas Boas se mantenha por cá, pois já consta, que a lagartada, vai novamente tentar contratá-lo.

    ResponderEliminar