domingo, 31 de janeiro de 2010

Os lances do nosso descontentamento



O nosso golo:




2º golo do jogo:


3ºGolo:

Recorde de visitas!

Ontem, dia 30 Janeiro, foi um dia histórico para o SomenteBriosa.

Não sei se todos os amigos se juntaram para visitar o blog no mesmo dia mas parece-me que, em cerca de 4 meses e meio de existência do SomenteBriosa, temos vindo a crescer cada vez mais e de uma forma rapidíssima. Desde a criação feita por mim no dia 15 de Setembro de 2009 já várias alterações foram ocorrendo e novos colaboradores (nomeadamente o Ilusion&Light que aproveito para dizer é, a par de mim e devido ao meu convite, administrador do blog) foram surgindo.

Mas voltando ao tema das visitas, realmente ontem foi o dia em que o blog teve maior número de visitantes. Foram 2108 e é sem dúvida um marco assinalável. Não só por serem muitas num só dia mas também porque é dos blogs mais recentes da Mágica Académica.

Por isso, um MUITO OBRIGADO a todos vós (leitores) e espero que possamos cada vez mais crescer não só em quantidade (de visitas) como em qualidade de escrita.

FORÇA BRIOSA!

Inacreditável e desesperante!

A Briosa acaba de perder contra o Paços de Ferreira por duas bolas a uma. Num jogo em que Berger colocou a Académica a vencer ao minuto 47, o Paços acabou por conseguir a reviravolta nos últimos 8 ou 9 minutos.

Uma enorme injustiça, porque o golo do Paços além de ser em falta sobre o jogador da Briosa, vem de uma jogada em que Vouhou sofreu uma falta no contra-ataque da Académica. Mas sem a desculpa da arbitragem, há que dizer que dominámos todo o jogo, jogámos um futebol atraente, de bom nível e fomos sempre a única equipa a procurar a vitória. O Paços foi sempre uma equipa a jogar para o empate e que só tentou o golo quando estavam a perder.

Quando o Paços fez o empate já nos minutos finais a Briosa começou à procura do golo tão merecido que nos colocaria de novo em vantagem e na última jogada do jogo, em contra-ataque eis que o Paços marca golo e logo de seguida acaba o jogo.

Uma coisa eu sei, é que a jogar desta forma o Paços vai para a segunda que é um instante. Tiveram sorte pela forma como jogaram e conseguiram um resultado muito melhor do que a exibição.

Agora é pensar nos dois próximos desafios (Sporting para a Liga e Porto para a Taça da Cerveja) que para além de serem muito importantes são muito complicados.

FORÇA BRIOSA!

Paços 2- Académica 1

Não consigo comentar isto.

.. pelo menos a quente.

Paços vs Académica online

Pode ver a grande Briosa pela Internet, isto se não tiver Sporttv.

O jogo acabou de começar agora e o link que deve seguir é este: http://www.tugafixe.com/tvtuga/index.php?c=1254687821

FORÇA BRIOSA!

Nantes de olho em Berger


Pois é, parece que o clube da 2ª divisão francesa tem gostado das exibições de Markus Berger, jogador «revitalizado» por André Villas-Boas. O jornal aBola nota no entanto, muito bem, que as inscrições em França fecham no final do dia 1 de Fevereiro (às 00:00H), pelo que ou a proposta é bastante boa, ou Berger deverá permanecer no plantel.
No fundo, suspira-se de alívio devido à recente renovação de contrato do central austríaco. Um caso raro.


PS: a não esquecer o jogo, logo às 18 horas, com transmissão televisiva na Sporttv 1.

sábado, 30 de janeiro de 2010

Bischoff vai «rodar»


Ao que noticia o maisfutebol, existe um princípio de acordo entre o nosso clube e o Desportivo das Aves para o empréstimo de Amaury Bischoff, um jogador com pouquíssima utilização na presente temporada.

A confirmar-se, é uma boa notícia, ainda que expectável, já que lhe irá permitir desenvolver o seu jogo com regularidade, intensidade, e em adaptação à realidade competitiva dos campeonatos portugueses.

Académica vs Paços: Convocados

Antes do grande confronto que todos aguardamos ansiosamente frente ao FCPorto, a Briosa tem um jogo importante para a liga, frente ao Paços de Ferreira, na Mata Real, pelas 18Horas de amanhã, com transmissão televisiva na Sporttv. Este jogo, no caso de vitória da Briosa (esperemos que sim!) permitirá um salto significativo na classificação, dependendo ainda do resultado de outros adversários directos.

Os convocados para este importante jogo são:

Guarda-redes: 1- Rui Nereu; 12- Ricardo

Defesas: 4- Luiz Nunes; 5- Berger; 15- Orlando; 19- Pedrinho; 22- Emídio Rafael; 30- Pedro Costa; 55- Hélder Cabral

Médios: 8- Paulo Sérgio; 17- Cris; 20- André Fontes; 33- Tiero; 66- Nuno Coelho;

Avançados: 11- Lito; 14- Miguel Fidalgo; 18- Sougou; 25- João Ribeiro; 27- Vouho

FORÇA BRIOSA!

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Parabéns Manuel António!


A velha glória da Briosa, que ainda há uns dias fizemos referência devido ao programa da SIC, Manuel António, celebra hoje o seu 64 aniversário.

Neste dia tão especial para este ex grande jogador, o SomenteBriosa deseja o melhor aniversário do Mundo, um dia cheio de felicidade e alegria. (Isto porque tanto quanto sei o Manuel António é leitor do nosso blog ;)

Força Briosa!

Invasão ao Dragão!

Começo por informar todos os leitores de que existe uma campanha que consiste basicamente em: criar um slogan para a campanha de invasão ao antro do Dragão, slogan este que deve ser enviado até Domingo para comunicacao@academica-oaf.pt e o slogan vencedor dará direito a dois bilhetes para o grande duelo e dois cachecóis para que possam ir vestidos a rigor.

Também informo que os preços dos bilhetes já estão definidos (tabela copiada ao blog da Briosa www.academicasempre.blogspot.com) e esperemos que os bilhetes sejam todos vendidos para a mesma bancada para que seja possível um apoio ainda mais forte. Ficam então os preços:

Sócios

Não Sócios

Bancada Poente e Nascente (Sectores A e B)

7

15

Bancada Poente e Nascente (Sectores C e D)

5

10

Bancada Norte

2

5

Bancada Sul

2

5

Bancada Poente e Nascente (Sectores E e G)

2

5







INVASÃO AO DRAGÃO!

FORÇA BRIOSA!

Antes da taça, a Liga


O jogo com o Paços de Ferreira é já este domingo, dia 31, pelas 18 horas. Será realizado no Estádio da Mata Real, e será arbitrado por Bruno Esteves, da AF de Setúbal. Os auxiliares serão Mário Dionísio e Luís Ramos.



O nosso treinador já se pronunciou sobre o próximo jogo:

«É um jogo extremamente difícil e competitivo, mas vamos disputar os três pontos, para conquistarmos a primeira vitória fora para o campeonato», disse o técnico dos «estudantes», acrescentando que os três pontos ganhos frente ao Leixões são um «bom referencial».

Para Villas-Boas a Mata Real, reduto pacense, é «um campo emotivo, onde é difícil marcar golos». «Mas tudo pode acontecer», sublinhou.

( via abola)

Um exemplo Académico


Sabe-se que prazo para novas inscrições termina na próxima segunda feira. André Villas-Boas vem agora dizer que tem demasiados jogadores, que tem um plantel muito equilibrado, e que só se alguém sair é que poderá haver um reforço. E diz que somos um exemplo.

As palavras:

«Independentemente do que possa vir a acontecer até segunda-feira à noite, que é quando as inscrições acabam, não se deve descurar a Académica como exemplo no mercado de Inverno. O que fizemos só se saberá se é exemplo no fim do ano, ao olhar para a tabela classificativa, mas claro que poderá vir a ser exemplo para todos os outros. Muitos dos reforços das outras equipas foram conseguidos a custo zero, empréstimos, divisão de salários, mais responsabilidades, isso tudo… Tivemos sem dúvida uma atitude diferente em termos de mercado.»


«Nunca descurei a possibilidade de fazer mercado mas primeiro precisava da redução do meu plantel. A Académica é um clube atraente para os jogadores, está bem organizado estruturalmente, com salários em dia e isso pesa no factor atracção porque há quem queira vir mas se calhar também não há quem queira sair porque é legítimo para os que cá estão ambicionarem as suas oportunidades. A qualidade do que temos aqui também me satisfaz.»

(site oficial AAC/oaf)

Para ilustrar o que tinha dito deu ainda os exemplos de Pedro Costa, Paulo Sérgio, Diogo Gomes, e Vouho, dando um sinal muito claro de quem são os substitutos com que conta mais..


quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Bons Tempos..

Aqui estão algumas memórias dos bons velhos tempos da Briosa, dos anos em que ganhámos a Salazar, em que tínhamos um ponta-de-lança como o Manuel António (um bom amigo que me vai contando as histórias de como eram as épocas da Académica quando eu não era sequer pensado ;) e em que chegávamos com relativa regularidade ao Jamor. Este ano, tempos a possibilidade de chegar à final da Taça da Liga e escrever uma nova página da nossa história.

Boas são as história que ouço das greves estudantis, da solidariedade e da confraternidade. Tempos de revolução e os quais eu gostava de ter presenciado. Fica o vídeo de um programa da Sic como mais uma memória:


FORÇA BRIOSA!

Desenvolvimento


"Nós temos uma relação com a Académica, solicitamos o vouho, tudo indica que a Académica vai emprestar o Vouho, da nossa parte esperamos que seja ao Varzim, que é uma promessa que nos fizeram".

Presidente do Varzim, a ler aqui

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Briosa vs Porto na Taça da Liga
















No sorteio de hoje, realizado entre os 4 grandes de Portugal (Académica e os três estarolas), calhou que a Briosa defrontasse o Futebol Clube do Porto, no encontro a realizar no Estádio do Dragão e a contar para as meias-finais da Taça da Liga. O jogo vai ser disputado no dia 10 de Fevereiro e é uma única mão, pelo que quem perder será imediatamente eliminado.

Apesar de ser um jogo muito complicado, até por ser fora de casa e contra um grande, ainda com a condicionante de ser a uma quarta-feira à noite, a esperança é a última a morrer e, 27 anos depois da última meia-final conquistada pela Académica, persiste o sonho de conseguir chegar à final e orgulhar Coimbra. Por isso, marca já na tua agenda, dia 10 de Fevereiro, Porto vs Académica, no Estádio do Dragão, porque "O SONHO COMANDA A VIDA"!












FORÇA BRIOSA!

PS: Apesar de não serem cartazes muito profissionais foi o que consegui fazer no meu pequeno horário de almoço.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

As palavras de Diogo Gomes



O brasileiro Diogo Gomes, considerado o melhor jogador em campo pela Académica na vitória de domingo sobre o Leixões, para a Taça da Liga, manifestou esta segunda-feira a ambição de conquistar o troféu.

"Vamos em busca do título. Sabemos que vamos defrontar fora um dos três grandes do futebol português, mas o nosso adversário tem que nos respeitar, pois já demonstrámos a nossa qualidade por termos chegado onde chegámos", declarou o médio, de 24 anos, até agora pouco utilizado pelo treinador André Villas-Boas.

Diogo Gomes manifestou a sua felicidade pela boa exibição conseguida no Estádio do Mar, em Matosinhos, e mostrou-se grato pela crítica desportiva ter reconhecido o seu trabalho.

"O meu objetivo é ser titular na Académica para poder chegar a um clube ainda maior. Tenho-me esforçado ao máximo nos treinos para ser opção do técnico. É ele que decide quem joga", acrescentou.

Há dois anos em Coimbra e em final de contrato, o ex-Corinthians e ex-FC Porto B reiterou que o seu desejo é renovar e continuar na Académica, mas confessou que ainda não houve conversações nesse sentido.

(RECORD)

Quer saír para um clube maior ou renovar? É a única dúvida que fica.

A vontade de ganhar é que ninguém põe em causa.

Finalmente considerados grandes!

Afinal, ainda não percebi o porquê de todos os Académicos terem ficados importunados com as capas dos jornais desportivos de hoje. Visto que a Briosa se qualificou para as meias-finais da Taça da Liga e os jornais dizem que os grandes se qualificaram, podemos concluir que a Mágica Académica foi finalmente considerada um grande, pelos Media.

Ficam aqui algumas das capas que nos consideram um dos grandes em Portugal, e também a capa do "Metro" (que o site academicacoimbra.com viu, e bem), que fazem
referência à nossa Briosa:








































































Resumo do Leixões vs Académica

Vouho a caminho do Varzim (?)


Falta ainda o acordo final entre direcções para o empréstimo até final da temporada.


Aproveito para reafirmar, mais uma vez, que é urgente encontrar um bom finalizador. E tantas boas oportunidades que têm sido perdidas..

«Não sei se ambicionar chegar à final é pedir de mais»

"(...) «Teremos de ter sempre o estímulo da final presente. Se tivemos aqui, também o vamos ter na meia-final. Não sei se ambicionar chegar à final é pedir de mais, mas este já é um prémio muito importante», afirmou o técnico da Briosa.

«Neste jogo [com o Leixões], a equipa foi sempre dominadora, jogou melhor que o adversário, e, agora, metemo-nos agora na luta entre três “grandes”. Há um sentimento forte de alegria no balneário, uma vitória fora que traz uma meia-final é muito gratificante», finalizou.

as palavras de André Villas-Boas descritas pelo jornal ABola


A Alegria do Capitão


«"Faltava uma vitória fora. Não surgiu no campeonato, ainda, mas nesta competição é igualmente saborosa. Há um sentimento muito bom neste momento. Estamos satisfeitos", revelou o capitão Orlando, de 30 anos, olhando para o futuro da Briosa na Taça da Liga: "Jogar contra um grande será complicado, mas na altura certa vamos trabalhar para enfrentar qualquer um deles."

Estabilidade

Tendo a "boa" exibição de ontem como referência, o defesa-central elogia a consistência cada vez maior da Académica. "O jogo de ontem enquadra-se naquilo que temos vindo a fazer. Temos conseguido um bom nível exibicional e mantido a estabilidade. Esta foi mais uma prova disso mesmo"»


in Record

domingo, 24 de janeiro de 2010

Briosa nas Meias-Finais da Taça da Liga

A Académica venceu hoje o Leixões por 1 bola a zero. Com um golo solitário marcado por Sougou aos 62 minutos, a nossa Mágica segue em frente na Taça da Liga, 27 anos depois da última meia-final ter sido conquistada. A Briosa passa assim como segundo melhor, devido à vitória do Futebol Clube do Porto por uma margem de dois golos.

A equipa de Coimbra orgulhou todos os Académicos com esta passagem e a disputa da meia-final será no Estádio do Dragão ou em Alvalade, frente ao Sporting ou ao Futebol Clube do Porto, num único jogo (Que ridículo!).

Vamos acreditar na conquista da Taça da Liga. Vilas Boas a ser cada vez mais revolucionário.

FORÇA BRIOSA!

sábado, 23 de janeiro de 2010

Convocados para a Taça da Cerveja

André Villas-Boas elaborou hoje a lista de convocados para o jogo com o Leixões, jogo esse que poderá levar a Briosa a um registo histórico, o de chegar a uma meia final de uma taça, que já não acontecia há 27 anos! E essa proeza só depende da vitória e não será necessário fazer contas extras, como estamos habituados. Assim sendo, e a lista de convocados divulgada:

Guarda-redes: Ricardo e Barroca;
Defesas: Pedro Costa, Berger, Amoreirinha, Orlando, Hélder Cabral e Emídio Rafael;
Médios: Nuno Coelho, Paulo Sérgio, André Fontes, Cris e Diogo Gomes;
Avançados: Sougou, Licá, Vouho, Amessan e João Ribeiro.

Só não consigo entender muito bem porque é que o nosso técnico não convoca Tiero, Lito, Pedrinho e Miguel Fidalgo. Licá como vimos não serve para ponta-de-lança, Vouhou, quem sabe, poderá funcionar, esperemos que sim. Mas acho que esta atitude de poupar jogadores fundamentais para este encontro é disparatada, porque chegar às meias-finais da Taça da Liga, apesar de ser menos prestigiante do que a Taça de Portugal, seria sempre um objectivo que iria animar as hostes. Mas confio totalmente nos jogadores convocados e acredito que é possível passar à próxima fase, ganhando em Matosinhos.

Por fim, o SomenteBriosa informa todos os seus leitores que a opção de "Subscrever as nossas notícias" foi remodelado pois não estava a funcionar convenientemente pelo que já podem receber todas as novidades diárias do blog no vosso mail, mas têm de voltar a subscrever.

FORÇA BRIOSA!!

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Convocatória para a Assembleia Geral



Nos termos do artigo 60.º dos Estatutos, convoco a Assembleia Geral de Associados da Associação Académica de Coimbra – Organismo Autónomo de Futebol, em sessão extraordinária, para o dia 5 de Fevereiro de 2010, pelas 20h00, no Auditório do Estádio Cidade de Coimbra, sito na Rua D. Manuel I, em Coimbra, com a seguinte Ordem de Trabalhos:

1. Apreciação e votação da Proposta de Alteração Estatutária (a referida Proposta de Alteração dos Estatutos encontra-se disponível para consulta dos Sócios no Site da AAC-OAF – www.academica-oaf.pt);

2. Informações.

Caso não esteja presente o quorum previsto no artigo 62.º, n.º 1, dos Estatutos, a Assembleia funcionará a partir das 21h00, com um mínimo de cinquenta Associados.


Coimbra, 20 de Janeiro de 2010

O Presidente da Assembleia Geral
Paulo Mota Pinto


Estatutos da Associação Académica de Coimbra/Organismo Autónomo de Futebol:

Artigo 62.º, n.º 1 – A Assembleia Geral só funciona com poderes deliberativos em primeira convocação, com metade pelo menos, dos seus sócios efectivos.

§ único – Não estando presente o quorum referido, a assembleia funcionará uma hora depois e até às duas horas do dia seguinte, com um mínimo de cinquenta associados e se tal constar do aviso
convocatório.

(site oficial)

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Breves

Emídio Rafael assumiu o objectivo de chegar à Selecção Nacional A a mais curto ou longo prazo.




Pedro Ribeiro foi novamente operado ao Joelho, e vai ficar sem jogar até ao final da época.

Académica/OAF - LeixõesSC



Este é um jogo decisivo às nossas aspirações de passarmos às meias finais da «Carlsberg Cup», pelo que o apoio dos adeptos é importantíssimo.

Nesse sentido, a Mancha Negra está a organizar a viagem a Matosinhos (+ bilhete) por 10 euros para sócios da claque, e 15 € para os restantes. No entanto as inscrições encerram daqui a pouco, às 24:00.
Se preferir adquirir apenas o bilhete, e se for sócio, estes estão disponíveis a 5 euros no Estádio Cidade de Coimbra, pela parte da tarde de sexta-feira (só agora?!..), ou na própria sede da Mancha Negra, nos dias de Sábado e Domingo.

O jogo vai-se disputar no domingo, 24 de Janeiro, às 20:15, e a equipa de arbitragem vai ser composta por Olegário Benquerença e os auxiliares José Cardinal e Bertino Miranda.

Corrupção a descoberto

Não sei se é legítima (legal) a divulgação das escutas, mas a verdade é que circulam pelo youtube.

Deixo-vos com o chamado «caso da fruta»


A pergunta impõe-se:

Uma simples "notícia" sem relevante significado, ou o indício de algo mais?

É que a entrevista a Gerso, publicada no site oficial é pouco usual. Primeiro, porque é hábito enraizado na maioria dos clubes a chamada de juniores aos treinos. Depois porque tal destaque não costuma ser dado. Se a isso juntarmos a nossa lacuna na frente de ataque.. isto se considerarmos Gerso como podendo jogar a ponta-de-lança, porque sendo apresentado como extremo, perde um pouco de importância tal especulação (já temos Amessan com um perfil parecido, por exemplo).


Parece-me, no entanto, que não passou de uma reportagem mais desenvolvida. Veremos.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Juniores


"Diogo Ribeiro com lesão grave

O avançado dos juniores Diogo Ribeiro, melhor marcador da equipa, com 16 golos, na 1.ª divisão nacional da categoria, sofreu uma lesão grave. Foi-lhe diagnosticada, no final de semana passada, uma rotura no ligamento interno cruzado e a paragem prevista é de cinco meses."

(asbeiras)


Uma notícia desoladora para aquele que é, provavelmente, a nossa maior promessa das camadas jovens.
Espero que não desanime e que continue a trabalhar com dedicação, pois ainda tem muito que evoluir, e 5 meses passam num instante. FORÇA DIOGO!


PS: Positiva a chamada de Gerso aos treinos do plantel principal. É sinal que o futuro se está a preparar.

Fisco averigua a contabilidade da Académica

"O Fisco está a investigar alegadas irregularidades praticadas pela Direcção da Associação Académica de Coimbra/OAF. Ao que o Diário de Coimbra apurou, alguns responsáveis do clube têm sido chamados à Direcção de Finanças de Coimbra para responder às dúvidas dos inspectores e ontem mesmo terá sido a vez do ex-vice presidente, Jorge Alexandre, prestar depoimento no âmbito do processo aberto.

(...) Aparentemente, a Briosa apenas pagava os valores referentes ao IRS no final do ano civil, pois só nessa altura processava contabilisticamente os vencimentos (dos jogadores). Mensalmente pagava com adiantamentos de caixa e assim só no final do ano teria de pagar o valor relativo ao IRS com juros. Embora, aparentemente, a Académica liquide na mesma o valor a que está obrigada por lei, o facto de não pagar ao Estado o imposto no prazo de 90 dias poderá ser considerado crime."

Retirado do «Diário de Coimbra»

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Notícias do dia


- Foi possível verificar no treino de hoje a integração de Amessan, recuperado de lesão, e, em sentido contrário, a ausência de Orlando, a contas com um traumatismo nos gémeos.

- O jornal Record noticia o mais que provável empréstimo de Vouho a um clube da Liga Vitalis. Quem sabe se o Portimonense não é novamente o seu destino.. E nesse caso, até poderia vir em «troca» o médio brasileiro Diogo, dado como alvo de interesse pelo mesmo jornal*.


*ver tabela relativa a transferências, na edição impressa.

Eu assim não me aguento :)

"O Leixões garantiu um reforço para o sector atacante. João Paulo, experiente ponta-de-lança português, chega ao Estádio do Mar depois de ter representado o Rapid de Bucareste, da Roménia.
A formação de Matosinhos anuncia um acordo válido por época e meia. João Paulo, actualmente com 29 anos, foi formado no Boavista e chegou a representar a selecção nacional sub-21."

(maisfutebol, 00:07h)

O que dizer mais?

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Nem de propósito

"Na 17.ª jornada da liga cipriota, o Apop foi a casa do Aris de Larnaca vencer por 4-2, com um bis do português Semedo, de 30 anos. Nos outros jogos, o Omonia, onde joga o português Nélson Veiga, que já liderou a competição, derrotou em casa o Apep por 4-3, com um hat-trick do cipriota Michalis Konstantinou, antigo avançado de Panathinaikos e Olympiacos, de 31 anos. Por fim, o Apollon Limassol venceu 1-0 no terreno do Nea Salamis."

in RECORD


Juro que não tinha lido isto, antes de postar aquele post ali mais abaixo!

São notícias destas que me deixam triste


"O clube alemão de futebol Bochum cedeu por empréstimo e até final da época o guarda-redes Daniel Fernandes aos gregos do Iraklis.
Segundo o diretor-desportivo, Thomas Ernst, o internacional português mantém a ambição de integrar os convocados da seleção portuguesa para o Mundial na África do Sul, precisando para isso de jogar mais.

Daniel Fernandes, que tem contrato com a equipa germânica até junho de 2012, disputou até ao momento apenas um jogo pelo Bochum na Bundesliga."

(RECORD online)

Já tinha referido este grande Guarda-redes.É que não percebo porque anda tudo a dormir!..

E agora.. um enorme jogador

Mads Stokkelien (IK Start)

Pontas-de-lança

Não me limito a criticar. Aqui ficam as minhas preferências:

1- Dady (Osasuna)


Quem não se lembra de Dady? Agora que recuperou de uma lesão rara (quisto no fémur), está disponível para jogar noutro campeonato que não o espanhol, e o empréstimo seria uma boa opção para o resto de campeonato que se falta disputar.


2- Konstantinou (AC Omonia)


Um grande jogador! Seria muito difícil conseguir a sua contratação, mas cada euro valeria a pena por este jogador cipriota. Alto, robusto, mas que se movimenta muito bem, ganha espaços, e finaliza com precisão (tanto de cabeça como com os pés).


3- João Paulo (Rapid Bucareste)


O Ex-Leiria não se tem afirmado este ano na equipa romena, que já admitiu publicamente o seu empréstimo. Muito oportuno nos contra-ataques, em que finaliza com frieza, seria uma grande oportunidade de negócio.


4- André Buengo (Châteauroux)


Foi com muita estranheza que vi este jogador ficar fora das preferências de Manuel José para a CAN. O angolano que anda pela segunda divisão francesa usa o seu poderio físico para se impôr na área, e tem um pontapé muito forte. É um jogador parecido com o Makukula, mas com mais velocidade. Muito boa opção.


5- Ricardo Vaz Tê (Bolton)


Cabe como uma luva na nossa política de contratações recente. Português, jovem, internacional, com grande potencial, e à procura de jogar regularmente. Não me parece que o Bolton dificulte um potencial empréstimo.



6- Jose Semedo (APOP)


O jogador mais desconhecido. Já com 30 anos, o ex-rio ave é neste momento o melhor marcador da liga cipriota (8 golos). Parece-me ter qualidade, embora tenha de admitir que não o conheço muito bem.

domingo, 17 de janeiro de 2010

Resumo do jogo e declarações do nosso treinador.





E um PONTA-DE-LANÇA, ainda não?


É que este rapaz pode dar para muita coisa, mas por favor.. não naquela posição. (não, não estou a falar da baliza).

O que é isto?



Tu sabes bem o que és..

sábado, 16 de janeiro de 2010

Lista de Convocados

Serão estes os jogadores convocados para o jogo de Domingo, pelas 18 horas, no Estádio Cidade de Coimbra, e arbitrado pelo Sr. Lucílio Baptista:

Guarda-redes: Rui Nereu e Barroca

Defesas: Pedro Costa, Pedrinho, Markus Berger, Amoreirinha, Orlando, Hélder Cabral e Emídio Rafael

Médios: Nuno Coelho, Paulo Sérgio, Tiero, Cris e Diogo Gomes

Avançados: Sougou, João Ribeiro, Lito, Licá e Miguel Fidalgo.

Académica vs Braga - Tudo ao estádio!

Começando pelos preços dos ingressos para este jogo:

Poente Inferior-Sócios:10€; Não Sócios:30€

Poente Superior-Sócios:12,5€; Não Sócios:35€

Nascente Inferior-Sócios:10€; Não Sócios-30€

Nascente Superior-Sócios:12,5€; Não Sócios:35€

Sul Inferior: Não Sócios:22€

Infantil-Sócios:5€; Não Sócios:10€

Quem olhar de rajada para estes preços irá pensar "Ah e tal, com estes preços como é que querem melhores assistências nos estádios". Ora eu penso que, apesar dos preços serem um problema que é cada vez mais frequente , desta vez não são completamente descabidos. Afinal, amanhã, a Briosa vai defrontar o primeiro classificado da liga portuguesa de futebol. E, se virmos esta situação de outra forma reparem: Se um dos três estarolas viesse a Coimbra jogar, os preços mais baixos para sócios seriam qualquer coisa como 25 ou 30 euros e para não sócios 40 ou mais euros. Nesta situação, o público iria aderir de qualquer forma, estando o estádio com 15 ou 20 mil pessoas. Contra o Braga (que este ano se tem revelado como sério candidato ao título) teremos 5 mil pessoas (com muito optimismo!). O que é que é possível concluir? Afinal, o principal problema não será tanto assim os preços, mas talvez a mentalidade dos Conimbricenses. Desde que JES se envolveu em alguns casos judiciais e começou a surgir na imprensa relacionado com os crimes de que temos conhecimento, as pessoas têm se afastado da equipa e dos jogos, o que é muito mau e, este sim, é o principal obstáculo que temos que combater: a mudança da mentalidade das pessoas.


Assim, faço um apelo a que todos aqueles que nos lêem possam ir ao estádio, sejam vocês sócios, simpatizantes ou apenas Conimbricenses (experimentem ir ver um jogo da Académica, que ficam logo apaixonados)! Vamos tentar voltar aos tempos dos jogos frenéticos no antigo Calhabé!
De salientar, ainda que a Mancha Negra, para combater este rumo de acontecimentos, está a proporcionar aos seus sócios e não sócios, bilhetes para o sector, a 5 euros hoje ou 10 euros amanhã. Os bilhetes estão à venda na Sede da claque, no pavilhão Jorge Anjinho, perto do Atrium Solum. Afinal, os preços não são mesmo desculpa!

TUDO AO ESTÁDIO!! FORÇA BRIOSA!!

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Markus Berger renova por 2 anos!


Dizem que o mundo do futebol é propício a surpresas.. e eu só posso concordar.
Quem diria que um jogador que esteve para ser dispensado por diversas vezes nas últimas épocas (mérito para a direcção por acreditar no seu valor quando os treinadores não o faziam), seria o primeiro a renovar?

Esta notícia só pode ser motivo de grande satisfação para todos os académicos. Berger tem realizado exibições muito interessantes e seria estranho não o segurar.

Tem assim um contrato válido até Junho/Julho de 2012.

A minha short-list para janeiro - JOGADORES NACIONAIS -

Faço menção apenas das posições que reforçaria em Janeiro e alguns nomes interessantes de jogadores portugueses:

Guarda-redes:

Daniel Fernandes
wilson Junior
Nuno Claro
Taborda
Bruno Conceição


Médios Ofensivos:

Tiago Gomes
Bruno Aguiar
Helio Pinto
Ze pedro
Ricardo Fernandes
Filipe Teixeira


Avançados:

João Paulo
Rui Miguel
Semedo
Chico
Vaz Tê
Lourenço

É impossível não sorrir

... Com um discurso destes e uma notícia destas!

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Ambição e Vontade de ficar

O interlocutor pouco provável?

Markus Berger.

A ler aqui ou aqui

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Briosa 0 - Porto 0

A primeira parte foi completamente dominada pela nossa equipa. Melhores processos, boa troca de bola, mas completa ineficácia ou acutilância na área adversária. Na segunda parte o jogo baixou de intensidade, mas o Porto nunca foi um verdadeiro perigo.

50 ataques e mais de 20 remates deveriam traduzir-se em algo mais. Daí me parecer que necessitamos urgentemente de um ponta-de-lança.

Gostei bastante do Paulo Sérgio, do Diogo Gomes (excepto dos remates disparatados), e da entrada do André Fontes, entre os novos.

Destaque negativo para o pouquíssimo público presente no Estádio Finibanco/Cidade de Coimbra. Se se introduziu finalmente alguma disparidade entre o preço dos bilhetes para sócio VS para não sócio, parece-me que tais preços continuam globalmente demasiado elevados. 10 euros de preço mínimo para um jogo destes e nestas condições é muito. Insustentável, pensarão como eu muitos associados.

Força Briosa, o próximo jogo é novamente em casa (!). Aproveitemos para ir apoiar esta grande equipa!

Adeus Tiero!



Foi hoje noticiado o que já há muito se tornou óbvio para os adeptos da Briosa. Sem política de ambição, contrastando com o discurso do treinador, continuamos a deixar sair os nossos melhores valores.

Neste caso nem há desculpa, porque desde cedo que o Tiero se tinha afirmado como titular indiscutível no nosso meio-campo.
Nem com insistentes avisos dos associados a lógica de (falta) de renovações mudou.

Agora, sabendo do seu potencial de mercado, Tiero recusou a proposta de renovação apresentada pela direcção.

Ao que parece os clubes do médio oriente apresentam-se como os mais viáveis, já que oferecem melhores condições materiais ao jogador de 29 anos.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Académica vs Porto - Convocados e árbitro

Eis a lista de convocados para a partida frente ao FCPorto agendada para amanhã, dia 13 pelas 19H00 no Cidade de Coimbra:

Guarda-redes: 1- Rui Nereu; 31- Barroca

Defesas: 4- Luiz Nunes; 5- Berger; 15- Orlando; 19- Pedrinho; 22- Emídio Rafael; 30- Pedro Costa; 55- Hélder Cabral

Médios: 7- Amaury Bischoff; 8- Paulo Sérgio; 20- André Fontes; 33- Tiero; 66- Nuno Coelho; 85- Diogo Gomes

Avançados: 14- Miguel Fidalgo; 16- Licá; 18- Sougou; 25- João Ribeiro

João Ferreira, da AF Porto será o árbitro do encontro de amanhã, pelo que Pais António e Luís Ramo serão os auxiliares.

TUDO AO ESTÁDIO!

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Éder operado a menisco

IN MAISFUTEBOL:

O avançado luso-guiniense Éderzito, mais conhecido por Éder, vai ser operado esta segunda-feira ao menisco interno do joelho direito no centro cirúrgico de Coimbra, em consequência da lesão sofrida há pouco mais de uma semana, no jogo com o Estoril, para a Taça da Liga.

O jogador passou os últimos dias em exames mas concluiu-se que a intervenção cirúrgica era inevitável. O tempo de paragem não foi divulgado pelo clube mas, pelo que foi possível apurar, o jovem ponta-de-lança terá um mês de recuperação pela frente.

A paragem prolongada poderá, inclusive, levar os responsáveis do clube a aproveitar a janela de mercado, caso surja uma oportunidade em conta, para contratar um substituto do jogador que tem sido titular indiscutível com André Villas Boas, isso a despeito de o plantel tem pelo menos mais três opções para o lugar: Licá, Vouho e Miguel Fidalgo.

O restante boletim clínico da Académica inclui ainda o extremo Amessan, com um traumatismo nos gémeos, e os «habituais» Ricardo e Bruno Amaro.

Académica vs Porto - Bilhetes

Preços:

Poente Inferior: Sócios-10 euros; Não sócios-25 euros

Nascente Inferior: Não sócios-25 euros

Infantil: 10 euros

Bancada visitante: 13 euros

Com o apoio de todos nós, a conquista da Taça da Liga é possível!


TUDO AO ESTÁDIO!

domingo, 10 de janeiro de 2010

Académica 2 - Naval 0

Foi com naturalidade que se construiu mais uma vitória em casa. A eficácia manteve-se, tendo Lito aproveitado a titularidade para marcar no início da primeira parte, num remate de boa execução técnica, em que descaído em relação à baliza conseguiu meter a bola entre o Guarda-Redes e o poste esquerdo. A maior posse de bola, solidez defensiva e segurança na troca de bola eram evidentes. E foi aos 44 minutos de jogo que Sougou fez mais um golo, elevando para sete a sua conta pessoal.

A diferença em relação aos últimos jogos foi a de que na segunda parte mantivemos a atitude da primeira. E nem foi preciso meter João Ribeiro mais cedo (entrou aos 87 minutos para o lugar de Lito), e até foi dada uma oportunidade a Licá, que na posição de ponta de lança (desadequada na minha opinião às suas características) mostrou muita vontade, muita velocidade.. só que não veio trazer grande eficácia àquele sector do terreno. Miguel Fidalgo, diga-se, esteve muito discreto, embora tenha vindo segurar e tabelar algumas bolas em zonas mais recuadas no terreno.
De referir ainda o nervosismo pouco habitual de Tiero, com demasiados atrasos (um deles inacreditável de mais de 30 metros para o GR), e uma saída extemporânea de Rui Nereu, em que se sentiram alguns calafrios na bancada, a juntar ao frio intenso sentido esta noite em Coimbra.

Os restantes jogadores estiveram no seu nível de desempenho habitual (bom, portanto).

A arbitragem foi razoável, melhor que a esperada. No entanto é de referir que os erros foram todos para o mesmo lado. Contra nós, claro está.

Subimos com esta vitória ao 10º lugar, já que o paços de ferreira empatou com a Olhanense e a Naval foi também ultrapassada na tabela classificativa. A tendência só pode ser de subida.

Força Rapazes, na próxima jornada é para ganhar ao líder do campeonato, porque em nossa casa mandamos nós!


Convocados, Prognóstico e outras notícias


O Mister André Villas Boas divulgou a lista de convocados para derrotar a equipa da Naval que irá enfrentar a nossa mágica Briosa, amanhã, pelas 18 horas, no Estádio Cidade de Coimbra.

Fica a lista de convocados:


Guarda-redes: 1- Rui Nereu; 31- Barroca

Defesas: 2- Amoreirinha; 5- Berger; 15- Orlando; 19- Pedrinho; 22- Emídio Rafael; 30- Pedro Costa

Médios: 8- Paulo Sérgio; 17- Cris; 20- André Fontes; 33- Tiero; 66- Nuno Coelho; 85- Diogo Gomes

Avançados: 11- Lito; 14- Miguel Fidalgo; 16- Licá; 18- Sougou; 25- João Ribeiro

Fazendo os prognósticos, aponto para o seguinte onze:

-Rui Nereu
-Emídio Rafael
-Berger
-Orlando
-Pedrinho
-Nuno Coelho
-Cris
-Tiero
-João Ribeiro
-Sougou
-Miguel Fidalgo

Aposto neste onze para que a Briosa possa sair vitoriosa no primeiro derby da nova década, desta feita contra os rivais da Naval. Devemos explorar a velocidade dos nossos extremos e dos nossos laterais, podendo destacar Pedrinho, Sougou e João Ribeiro. Devemos tentar procurar o golo o mais depressa possível, tentar tomar o controlo do jogo desde o início, procurando explorar a já falada velocidade dos extremos e a frieza na finalização de Miguel Fidalgo. Ao minuto 60 ou 70 tirar Fidalgo e colocar Lito em campo para podermos apostar na segurança do resultado, isto tomando como um princípio assegurado de que estaremos a ganhar pelo menos por 2 golos. Mas o que interessa são os 3 pontos e o apoio de todos nós!

Aproveito também para dizer que o blog da Académica www.academicasempre.blogspot.com está a oferecer 1 bilhete para o Académica vs Naval, para mostrar que apesar do preço, ainda temos de puxar por ela.

Relembro a campanha da Mancha Negra, 1 bilhete por 3 euros na sede do Jorge Anginho.

Por fim, de salientar que este é o 100 post no SomenteBriosa em 4 meses sensivelmente, o que dá uma média de 25 posts por mês. Obrigado a todos por este nosso crescimento!

Força Briosa!