sábado, 3 de abril de 2010

Académica-U. Leiria (antevisão): pontos para subir e para manter

Estudantes ainda à procura da manutenção, leirienses com vistas para a Europa
Por
Francisco Frederico

O Estádio Cidade de Coimbra será palco neste sábado de um jogo entre equipas ainda à procura de pontos para atingir os respectivos objectivos. Não se tratará de uma luta pela sobrevivência das duas equipas, o «mata-mata» popularizado por Scolari, já que da parte dos leirenses as metas vão para além disso, mas será seguramente um jogo com interesse para os dois lados, resta saber se será interessante.

Os forasteiros, animados pela reaproximação à Europa graças ao triunfo (2-1) sobre o Paços de Ferreira na semana passada, encaram a curta deslocação - afinal, trata-se de um derby - com a vontade de aproveitar ao máximo a possível perda de pontos do principal rival, V. Guimarães, em Braga.

Já os donos da casa, sem vitórias nos últimos quatro encontros, procuram quebrar o enguiço dos pontos perdidos nos últimos minutos de jogo. A Briosa, actualmente com 24 pontos, viu encurtada para seis a distância que a separa da linha de água e, apesar de ainda estar em posição confortável, sabe que mais um triunfo pode praticamente selar a manutenção e aumentar a margem de segurança, cá está, se o Leixões não passar na Madeira, frente ao Nacional.

Os estudantes, depois de uma recuperação notável empreendida com a chegada de André Villas Boas, estão agora em ciclo descendente. Num estranho fenómeno, os jogos em Coimbra, que garantiram a maioria dos pontos, deram lugar a um cenário diametralmente oposto: a equipa ainda não ganhou em casa nesta segunda volta e tem sido fora que as coisas melhoraram substancialmente com triunfos em Alvalade, no Restelo, e um empate nos Barreiros.

Em termos de opções para este encontro, tranquilidade absoluta. André Villas Boas repetiu a convocatória da semana passada, para o jogo em Guimarães, enquanto Lito Vidigal decidiu chamar mais um jogador, Vítor Moreno, mantendo os restantes 19 eleitos . Mas são os das casa que poderão ter mais razões de queixa uma vez que o guarda-redes Ricardo continua indisponível - adiou o reencontro com a ex-equipa - e será novamente Rui Nereu quem terá a tarefa de (desas)sossegar os corações dos apaniguados locais.

Se a tradição contar para alguma coisa, os do Lis terão mais razões para estarem satisfeitos uma vez que não perdem em Coimbra desde 2002. Desde daí, os leirienses conseguiram três vitórias, consecutivas, e dois empates nos últimos dois encontros. Aliás, no total, o saldo é francamente negativo para os da casa, que apenas venceram uma vez os vizinhos (a tal vitória em 2002), empataram por duas vezes, e perderam em quatro ocasiões. Mas este ano, depois o empate consentido em Leiria já em período de descontos, há algumas contas por acertar¿

Equipas prováveis:

ACADÉMICA: Rui Nereu; Pedrinho, Berger, Orlando e Emídio Rafael; Nuno Coelho, Tiero e Diogo Gomes; Sougou, Éder e Lito.

Suplentes: Barroca, Luiz Nunes, Pedro Costa, Paulo Sérgio, Cris, João Ribeiro, Vouho e Bibishkov.

U. LEIRIA: Djuricic; Hugo Gomes, Diego Gaúcho, Zé António e Vinícius; André Santos; Marco Soares, Silas e Pateiro; Cássio e Carlão.

Suplentes: Hélder Godinho, Tall, Bruno Miguel, Ronny, Vítor Moreno, Elias, Rafael Bittencourt, Ouattara e Tiago Luis.

in maisfutebol.iol.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário