segunda-feira, 31 de maio de 2010

Um Agente de jogadores

FP – Afinal quem é o Alberto Silva ?

AS – Bom, tenho 32 anos, sou natural do Barreiro, joguei futebol no Barreirense, Belenenses e Estoril nas camadas jovens e através do meu sogro iniciei-me como empresário no mundo do futebol há dois anos. Comecei a trabalhar para Soccer Internacional Business Management (SIBM) sediada no Chile e que tem vários agentes espalhados pelo Mundo. Neste momento sou o representante da empresa em Portugal e todos os anos me dão uma lista de jogadores que se encaixariam no nosso futebol, tanto a nivel desportivo como financeiro e onde analiso tudo até ao último detalhe, por forma a tentar colocar algum deles aqui.

FP – Quais as maiores dificuldades que sente para entrar em força no mercado português ?

AS- A maior dificuldade é o amadorismo de muitos dos directores dos clubes e o facto de parecer tudo um grande ciclo vicioso onde se apresentam atletas de qualidade alguns deles mesmo internacionais pelos seus países, livres e que aceitam ganhar pouco para se revelarem e depois darem o salto para um clube maior em Portugal dentro de um ano e mesmo assim não os contratam. O meu objectivo é trazer os craques para cá para poderem dar um novo rumo ás suas carreiras, visto que conhecendo bem o nosso futebol e os jogadores que actuam cá, sei na perfeição que qualquer um destes meus atletas faria sucesso cá em Portugal. Todos me recebem bem, mas depois na parte de avaliação ficam sempre com receios ou desculpam-se a dizer que não conhecem o jogador, quando a qualidade do mesmo está bem patente e os registos dos jogos pelos clubes que passaram e onde actuam falam por si. Depois vejo-os irem buscar jogadores a clubes desconhecidos e sem qualquer experiência em competições de renome. Creio que devem dar valor é ao jogador e não de quem é, pois o que está em causa é o jogador e não o empresário. Ou será o contrário ? Só peço aos directores rectidão, muita frontalidade, alguma sabedoria e ousadia qb. Depois só peço que tratem todos os processos com profissionalismo e respeitem todos os empresários da mesma forma e não beneficiem só alguns, os que conhecem há mais anos quiçá ou quiçá até por outros motivos.

FP – Quais os atletas que tem em carteira para apresentar ou que já foram apresentados por si em Portugal ?

AS – Yonathan Valle, excelente internacional venezuelano, autor de 4 golos no último mundial de sub-20, Sylvestre Ludovic que jogou no Barcelona e no Sparta de Praga, Kadder Hassan, formado no Lille e sendo capião do Djibuti, Ranti Martins, Gustavo Duran, Alejando Guerra, Giovani Romero, Anderson Silva, o jovem goleador Matheus Souza que passou pela Academia do Sporting e a quem nunca mais disseram nada, tendo agora contrato profissional com o Corinthians, depois de ter sido rejeitado pelo Benfica, Porto e Sporting de Braga e mais uns quantos jovens craques.


Bem, a razão da minha transcrição desta entrevista, realizada pelo blog futebol portugal, prende-se com dois aspectos. O primeiro a realçar é o da já reconhecida falta de profissionalismo dos directores desportivos ( e inexistência de gabinetes de prospecção), o segundo é a qualidade daqueles nomes indicados.

Meus amigos, se Ludovic , Alejandro Guerra e Matheus Souza foram apresentados a clubes portugueses que não os «grandes», e rejeitados, então deve andar tudo doido. Faço-vos o desafio de pesquisarem acerca daqueles jogadores.

Concordo com a política de contratações do nosso clube a 100 %. Mas existem aqui jogadores jovens, pelos vistos oferecidos, de grande valia.


Cumprimentos académicos, agora em época de exames.

1 comentário:

  1. Eu tenho um primo que é amigo desse empresário e fiquei a saber que o jogador "Kadder Hassan médio ofensivo que está agora no Olhanense, um avançado nigeriano Ranti Martins, e um médio defensivo venezuelano mto bom foi oferecido á briosa. Mas parece que o Luis Agostinho anda a dormir este ano.

    ResponderEliminar