quinta-feira, 18 de março de 2010

Só os três grandes têm mais posse de bola

Há muito se percebeu que a identidade do futebol da Académica está muito relacionada com a posse de bola. O próprio treinador, vezes sem conta, já falou disso mesmo, destacando a capacidade de posse e de passe da sua equipa. E a verdade é que os números dão razão ao jovem técnico, pois logo a seguir aos quatro primeiros classificados, os estudantes são a equipa com maior percentagem de posse de bola em média por jogo, 26 minutos, de resto com números ao nível do segundo classificado, o Braga, numa tabela liderada pelo FC Porto.

Mas essa identidade da Briosa é ainda mais vincada noutro aspecto estatístico. De acordo com o sítio oficial da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, a Académica está envolvida nos dois jogos da Liga Sagres com maior tempo útil, embora, curiosamente, as duas partidas em questão até nem tenham corrido de feição para os de Coimbra - empate a uma bola com o Olhanense e derrota caseira com o Rio Ave. O embate com os de Olhão teve um tempo útil de 64 minutos - o máximo na Liga Sagres -, enquanto o com os de Vila do Conde - segundo jogo da época com mais tempo útil - apenas um minuto a menos. De resto, nos 40 desafios com mais tempo útil, a Briosa está envolvida em oito.

É um facto que ter a bola não significa necessariamente ter mais golos marcados e menos sofridos, até porque, nesse particular, os estudantes têm o sétimo melhor ataque (27 golos marcados) e a 13ª melhor defesa (33 golos sofridos), mas, pelo menos, esta é a imagem de marca estudantil desde que Villas-Boas assentou arraiais na cidade do Mondego. E a verdade é que a equipa melhorou. Pode, em termos classificativos, não estar num lugar de destaque (é 12ª classificada), mas pelo menos goza de uma diferença pontual para a zona de despromoção que a tranquiliza. Faltarão apenas três pontos para que a tranquilidade seja absoluta.


in ojogo.pt

________________________-

Fomos goleados pelo Tourizense, parece que a nossa Briosa era um misto de jogadores nao utilizados com alguns juniores, parece-me que este jogo foi mais para observar os jogadores, ja que no Satelite estao joagadores nossos por emprestimo.

2 comentários:

  1. 3 grandes quê????
    Muda lá isso para :estarolas.

    ResponderEliminar
  2. Por mim era na boa.

    Mas o texto tem dono e era de mau grado que o alterasse a meu bel-prazer.

    ResponderEliminar